
A Tesla parece estar consideravelmente atrasada no seu ambicioso plano de produzir pelo menos 5.000 robôs humanoides Optimus durante este ano. Segundo novas informações, a empresa de Elon Musk está muito longe de atingir o ritmo necessário para cumprir a meta estabelecida para 2025.
Produção não acompanha as promessas
A notícia, avançada pelo The Information com base em duas fontes anónimas, revela um cenário preocupante para o projeto. Com quase oito meses de 2025 já decorridos, o número de robôs Optimus fabricados pela Tesla conta-se apenas "nas centenas". Este valor contrasta fortemente com o objetivo de 5.000 unidades, o que significa que a empresa terá de acelerar drasticamente a produção ou, mais provavelmente, adiar o prazo.
Esta revelação surge num momento delicado para a Tesla, que recentemente reportou uma queda de 12% na sua receita global no segundo trimestre. Esta quebra foi justificada pela diminuição nas vendas de veículos elétricos, menores receitas de créditos regulatórios e um declínio nas vendas de painéis solares e sistemas de armazenamento de energia.
Planos futuros e um historial de otimismo
Apesar dos atuais desafios, Elon Musk mantém o otimismo. Durante a apresentação de resultados do segundo trimestre, o CEO da Tesla anunciou que a produção do mais recente design do robô, o "Optimus 3", deverá arrancar no início do próximo ano.
"Vamos escalar a produção do Optimus o mais rápido possível e tentar chegar a um milhão de unidades por ano o mais depressa que conseguirmos", afirmou Musk. "Acreditamos que podemos lá chegar em menos de cinco anos. É uma aspiração razoável."
Contudo, é impossível não recordar o historial de promessas arrojadas de Musk. Em 2019, durante o "Autonomy Day" da Tesla, o empresário garantiu que a empresa teria uma frota de um milhão de robotáxis na estrada até 2020. Mais tarde, em 2022, prometeu a produção em massa destes veículos para 2024. Nenhuma destas projeções se concretizou até à data, o que leva a encarar as novas metas para o Optimus com uma dose saudável de ceticismo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!