1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Tesla Optimus

 

Foi durante a Tesla AI Day 2021 que Elon Musk revelou os planos da empresa de entrar para o mercado dos robots, criando o seu próprio robot humanoide. E parece que, nos últimos meses, a empresa tem vindo a trabalhar consideravelmente para melhorar este sistema.

 

Durante o evento de hoje, a Tesla veio revelar ao mundo a sua nova versão do “Optimus”, o primeiro robot humanoide da empresa, que esta espera vir a revolucionar o mercado.

A primeira geração do Optimus foi revelada em Agosto do ano passado, e no meio de um conjunto de promessas, na altura era ainda uma versão bastante crua do que seria a ideia da empresa. No entanto, durante os meses, parece que a ideia tem vindo a tornar-se cada vez mais real.

 

Este vai contar com uma IA capaz de trabalhar ao lado de humanos, e baseada na mesma tecnologia que se encontra sobre os veículos da Tesla. Além disso, o Robot vai ainda compreender diferentes comando de voz, e terá a capacidade de realizar várias atividades tais como os humanos. Musk sublinhou como este conta com mãos praticamente idênticas às dos seres humanos, que permitem realizar as mais variadas ações.

 

Tesla robot optimus

 

Elon Musk começou o evento deste ano praticamente de imediato com o “Optimus”, colocando o mesmo em destaque e demonstrando a capacidade do mesmo em reagir com a multidão.

 

O Optimus veio pelo seu próprio pé para a frente do palco, com Musk a referir que o mesmo ainda não se encontra propriamente pronto para andar de forma autónoma, mas que isso deve encontrar-se concluído durante as próximas semanas. O objetivo nesta demonstração seria revelar a versão que estará praticamente concluída e que deve começar em produção durante as próximas semanas.

 

Musk sublinha ainda que o objetivo da empresa passa por criar o robot humanoide o mais rápido possível, tornando-o acessível para todos – ou pelo menos, para todos os que tenham dinheiro para o comprar de imediato. O CEO da Tesla acredita que o novo Optimus irá custar cerca de 20.000 dólares por unidade quando estive sobre uma produção em massa.

 

Tesla robot optimus

 

O Optimus vai encontrar-se equipado com uma bateria de 2.3 kWh, que segundo os engenheiros que acompanharam o robot, afirmam que será suficiente para um dia de trabalho.

 

O objetivo da equipa passa por criar um robot que não apenas seja útil para as pessoas, mas também eficiente na forma como usa a sua energia. O objetivo passa por reduzir ao máximo o peso do mesmo, para o tornar mais simples de movimentar, reduzindo componentes não essenciais.

 

Para permitir a movimentação no mundo real, o Optimus conta com um sistema de IA capaz de processar os dados de forma similar ao que acontece com o cérebro humano. A ideia passa por criar um sistema que possa reagir de forma automática e tenha reações tal como acontece com o cérebro humano regular. Obviamente, ainda estará a um longo caminho de atingir a capacidade de processamento do cérebro humano, mas a ideia passa por criar a IA mais avançada que existe.

 

tesla robot optimus

 

A Tesla também afirma que, apesar de a ideia do que se espera para o futuro estar a tomar forma, ainda existe um longo caminho pela frente a ser feito, e existem desafios que necessitam ainda de ser melhorados antes que o produto final possa chegar junto de todos os utilizadores.

 

No entanto, a Tesla encontra-se confiante que vai ter as primeiras unidades do Optimus prontas para produção ainda durante este ano, e possivelmente as primeiras entregas podem acontecer já durante 2023.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech