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Lumines Arise

 

Depois de uma sinfonia, de modos multijogador online e de uma remasterização, o aclamado jogo de puzzle Lumines, muitas vezes associado às consolas portáteis, vai receber o tratamento completo da Enhance, o estúdio por detrás do hipnótico Tetris Effect. Lumines Arise está quase a chegar e promete renovar a fórmula clássica.

 

Para quem nunca experimentou, a premissa de Lumines é simples mas engenhosa. O objetivo passa por rodar e largar blocos compostos por quatro quadrados, que podem ter uma ou duas cores. A meta é formar quadrados maiores de uma só cor no campo de jogo. Uma linha do tempo atravessa o ecrã ao ritmo da banda sonora, eliminando os quadrados completos que encontra pelo caminho e dando ao jogador a oportunidade de criar combos e amealhar ainda mais pontos.

 

Uma nova mecânica para um puzzle viciante

 

Lumines Arise introduz uma nova mecânica a este puzzle viciante: o "Burst". Trata-se de uma barra que, uma vez preenchida, pode ser ativada com os botões L2/R2 do comando. Ao fazê-lo, um bloco fica fixo no campo de jogo, permitindo ao jogador empilhar outros blocos sobre ele de forma estratégica.

O modo "Burst" pode ser ativado assim que a barra ultrapassa os 50% da sua capacidade, atingindo o máximo de 100%. Como seria de esperar de um jogo que estimula os sentidos, a ativação desta mecânica vem acompanhada do seu próprio tema musical.

 

Uma sinestesia visual e sonora renovada

 

Visualmente, Lumines nunca esteve tão apelativo. Este salto não se deve apenas à potência do hardware de 2025, mas também a escolhas de design arrojadas para as "skins" do jogo — os temas visuais que mudam à medida que se avança. São descritas como deliciosamente caóticas e, por vezes, uma distração intencional.

 

 

O diretor do jogo, Takashi Ishihara, explicou que a câmara irá ocasionalmente fazer zoom sobre os blocos. O objetivo é duplo: adicionar dinamismo a um cenário tipicamente estático e puxar a atenção do jogador de volta para a ação imediata. Lumines Arise quer que o jogador se concentre no momento presente.

A banda sonora é, como esperado, um dos pontos altos. Lumines Arise conta com novas músicas de Hydelic, o grupo responsável pela premiada banda sonora de Tetris Effect: Connected. Uma das faixas, "Only Human", já foi lançada e pode ser ouvida no Bandcamp, com lançamento previsto para outras plataformas de streaming em breve.

 

Mais plataformas, multijogador e... pernas?

 

Takashi Ishihara revelou que ainda há mais segredos por desvendar antes do lançamento. O jogo será lançado para a PS5 e Steam, e contará com compatibilidade para realidade virtual (VR) em ambas as plataformas. Foi também confirmado que Lumines Arise corre de forma fluida na Steam Deck.

Haverá também um modo multijogador, embora a Enhance ainda não tenha partilhado os detalhes. No entanto, foi sugerido que terá uma abordagem diferente dos modos mais competitivos vistos em Tetris Effect.

 

Numa nota curiosa, Ishihara fez questão de destacar que os avatares personalizáveis, que dançam e reagem às ações do jogador, agora têm pernas. Aparentemente, isto é um pormenor importante. Lumines Arise tem lançamento previsto para o outono de 2025.




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