O WhatsApp começou a disponibilizar para os utilizadores Android uma nova funcionalidade em fase de testes que promete poupar muito tempo: resumos de mensagens gerados por Inteligência Artificial. A novidade, que já tinha sido antecipada em versões de desenvolvimento, está agora a chegar aos utilizadores da versão beta (2.25.18.18) da aplicação, com a tecnologia da Meta AI a ser a responsável por criar os sumários.
Como funciona o resumo inteligente?
Se está farto de abrir uma conversa de grupo e encontrar centenas de mensagens à sua espera, esta funcionalidade foi pensada para si. Conforme explica o WABetaInfo, a Inteligência Artificial só será ativada quando o utilizador tiver um número elevado de mensagens por ler, seja em conversas individuais ou em grupos.
Ao detetar um grande volume de texto não lido, a aplicação irá apresentar um pequeno balão com um resumo dos pontos principais da conversa, permitindo que se atualize rapidamente sem ter de ler tudo o que foi dito. Para que isto funcione, é necessário que a opção de "Processamento Privado" esteja ativa nas definições.
A grande questão: e a privacidade das conversas?
Ciente das preocupações dos utilizadores, o WhatsApp garante que desenvolveu este sistema a pensar na privacidade. O chamado "Processamento Privado" foi criado para que as mensagens continuem a ser privadas e não associadas diretamente ao utilizador.
O processo funciona da seguinte forma: os dados necessários para gerar os resumos são enviados para os servidores da Meta AI, onde são processados e, segundo a empresa, imediatamente excluídos após a tarefa. A Meta afirma que os pedidos permanecem anónimos e desvinculados da identidade do utilizador através de um encaminhamento privado seguro e de ligações encriptadas.
Ainda assim, para os utilizadores que não desejam qualquer tipo de "interferência" da Meta AI nas suas conversas, existe uma solução. Basta ativar a opção "Privacidade Avançada" para impedir que as mensagens de conversas ou grupos sejam utilizadas para gerar resumos.
De momento, a funcionalidade de resumo com IA está limitada à versão beta do WhatsApp para Android, não existindo ainda uma data para a sua chegada à versão estável e a todos os utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!