1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

WhatsApp mensagens temporárias

 

Não é novidade que o WhatsApp encontra-se a preparar uma nova funcionalidade de mensagens eliminadas automaticamente da plataforma, algo que tinha vindo a surgir em vários rumores nos últimos meses. E parece que isso pode estar muito perto de agora acontecer.

 

De acordo com a página de FAQ da empresa, encontra-se já disponível um pouco de explicação oficial sobre o novo sistema de mensagens autodestrutivas. A empresa refere que este novo sistema vai encontrar-se disponível para a aplicação do WhatsApp no Android, iOS, KaiOS, portal web e desktop.

 

No entanto, existem também alguns pontos negativos nesta funcionalidade. Para começar, as mensagens são eliminadas automaticamente ao fim de 7 dias – não existe forma de configurar este período de tempo. Além disso, estas mensagens podem ainda permanecer na pré-visualização de uma conversa – como nas notificações – ou até mesmo na própria conversa caso algum dos intervenientes na mesma responda diretamente – a mensagem original é removida, mas não a das respostas.

 

Outro aspeto importante a ter em conta será sobre os conteúdos multimédia, como fotos e vídeos. Mesmo que este conteúdo seja automaticamente removido no fim de 7 dias da conversa, o mesmo ainda permanece nos dispositivos dos utilizadores caso estes tenham ativado o sistema de auto-download de conteúdos.

Por fim, as mensagens enviadas neste formato podem também ser reencaminhadas para outros utilizadores, sendo que neste caso a mensagem reencaminhada não será eliminada automaticamente.

 

Tendo em conta todas as limitações, a funcionalidade acaba por ser algo praticamente desnecessário dentro da aplicação. Certamente que o WhatsApp ainda poderá melhorar o sistema no futuro, mas a implementação atual parece muito “crua”, sem grande utilidade para o que se pretende. As mensagem podem continuar a ser abertas por um longo período de tempo, e até mesmo conteúdos multimédia – que seria uma das principais vantagens para este sistema – ainda podem ser descarregados automaticamente e permanecer por tempo ilimitado noutros dispositivos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech