O Pinterest anunciou esta semana uma nova ferramenta experimental baseada em Inteligência Artificial, designada por "auto-collages". Esta funcionalidade permite que os anunciantes transformem rapidamente os seus catálogos de produtos em colagens criativas e interativas, prontas para compra, otimizando recursos e tempo.
Segundo a empresa, o objetivo é simplificar o processo criativo para as marcas, permitindo-lhes alcançar os consumidores de forma mais eficaz. As colagens são um dos formatos de conteúdo mais populares e com maior interação entre os utilizadores da Geração Z, com dezenas de milhões a serem criadas na plataforma.
Como funcionam as 'auto-collages' de IA?
A nova ferramenta de Inteligência Artificial agrupa automaticamente imagens de produtos para criar conteúdos visuais atrativos. Este agrupamento pode ser baseado em várias lógicas, como a criação de um conjunto de roupa completo a partir de peças individuais, a análise do envolvimento dos utilizadores com outros conteúdos ou a sugestão de produtos semelhantes.
O sistema pode, por exemplo, gerar uma nova colagem inspirada noutras já existentes que demonstraram um elevado desempenho na plataforma. Adicionalmente, pode criar montagens com produtos que se assemelham a artigos que os utilizadores já guardaram nos seus próprios painéis, personalizando a experiência de descoberta.
Em testes iniciais, o Pinterest revelou que os utilizadores guardaram as "auto-collages" com o dobro da frequência em comparação com os tradicionais Pins de produtos, demonstrando o potencial da nova abordagem.
Uma aposta na inovação para as marcas
Esta ferramenta nasceu do programa Pinterest Ads Labs, lançado no ano passado, que se foca em desenvolver produtos inovadores com recurso a IA generativa para ajudar as marcas a manterem-se na vanguarda do mercado digital.
"A ferramenta 'auto-collages' é um salto entusiasmante que aproveita a IA para transformar instantaneamente a forma como as marcas convertem o seu catálogo de produtos em criatividade renovada que ressoa com a Geração Z e mais além", afirmou Julie Towns, Vice-Presidente de Marketing de Produto e Operações do Pinterest, num anúncio oficial.
Ferramenta de tendências também foi melhorada
A par desta novidade, o Pinterest anunciou ainda uma atualização da sua ferramenta "Trends". O objetivo é ajudar os anunciantes a compreender e prever melhor o que os utilizadores planeiam comprar a seguir. A ferramenta atualizada irá utilizar informações sobre o que os consumidores estão a guardar, a organizar nos seus painéis e a comprar na plataforma para fornecer dados mais precisos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!