1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 logo

 

Se é dos que atualiza o seu computador assim que a Microsoft lança um novo pacote de segurança, é melhor ter atenção. A gigante tecnológica confirmou esta terça-feira que foi obrigada a disponibilizar uma versão revista da atualização de junho para a versão mais recente do seu sistema operativo, o Windows 11 24H2, após a versão inicial ter causado problemas.

 

A empresa admitiu a situação, afirmando que a nova versão está a ser distribuída de forma gradual para os equipamentos afetados.

 

Um "problema de compatibilidade" misterioso

 

Numa comunicação através da sua conta oficial Windows Update no X, a Microsoft explicou ter identificado "um problema de compatibilidade que afeta um conjunto limitado" de dispositivos com o Windows 11 24H2. Para os utilizadores afetados, a promessa é que "receberão uma atualização revista com todas as melhorias de segurança de junho a curto prazo".

 

Contudo, a empresa de Redmond optou por não detalhar que configurações de hardware ou software estão a causar esta incompatibilidade, nem qual o impacto exato nos computadores que instalaram a primeira versão da atualização. Para todas as outras versões suportadas do Windows, a Microsoft garante que a atualização de segurança de junho está totalmente disponível e funcional.

 

Uma atualização que não deve ignorar

 

A necessidade de lançar uma correção é particularmente importante, dado o conteúdo do pacote de segurança deste mês. As atualizações originais (identificadas como KB5060842 e KB5060999) foram criadas para corrigir um total de 66 vulnerabilidades no Windows 11.

 

Entre estas, destacam-se dez falhas consideradas críticas. Oito delas permitiam a execução remota de código, o que na prática abre a porta para que atacantes possam controlar sistemas vulneráveis à distância. Mais preocupante ainda é a correção para uma falha "zero-day" (CVE-2025-33053), o que significa que esta vulnerabilidade já estava a ser ativamente explorada por piratas informáticos antes de a Microsoft ter uma solução.

 

Melhorias que vão além da segurança

 

Apesar do contratempo, este conjunto de atualizações traz mais do que apenas correções de segurança. A KB5060842, por exemplo, resolve um problema com o Windows Hello que impedia o início de sessão com certificados autoassinados e alarga a disponibilidade dos pontos de restauro do sistema para até 60 dias.

 

Por sua vez, a KB5060999 corrige uma falha gráfica que bloqueava ligações através do Ambiente de Trabalho Remoto, exibindo erros como "a sessão terminou".

 

Utilizadores do Windows 10 também recebem novidades

 

A Microsoft não se esqueceu dos utilizadores do Windows 10. A atualização cumulativa KB5060533 para a versão 22H2 do sistema operativo traz de volta os segundos ao relógio que aparece na barra de tarefas, uma pequena alteração muito pedida pelos utilizadores. Além disso, resolve um problema grave que causava o congelamento ou reinício inesperado de máquinas virtuais Hyper-V que corressem Windows 10, Windows 11 ou Windows Server.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech