Assinalou-se esta quinta-feira o 20.º aniversário de um dos discursos mais marcantes e influentes da história da tecnologia: a intervenção de Steve Jobs na cerimónia de graduação da Universidade de Stanford. Para comemorar a data, o Steve Jobs Archive publicou uma versão remasterizada em alta definição do vídeo e partilhou um vislumbre inédito dos bastidores da sua criação.
Todo o material pode ser consultado numa nova página dedicada no site do Steve Jobs Archive, com o vídeo em HD também disponível diretamente no YouTube.
Os segredos por trás da cortina
Entre as novidades mais fascinantes estão as notas pessoais que o cofundador da Apple enviou a si mesmo por email. Estes rascunhos revelam os diferentes temas, estruturas e ideias que Jobs ponderava, oferecendo uma visão única sobre o seu processo criativo para construir a famosa narrativa em torno de "ligar os pontos", amor e perda, e a morte.
Outro detalhe curioso partilhado pelo arquivo deita por terra uma ideia comum sobre as famosas apresentações de Jobs. Ao contrário da imagem de um orador que dominava a arte da improvisação, o texto revela que ele leu o discurso "palavra por palavra". Dada a confiança e naturalidade que exibia em palco nos eventos da Apple, muitos assumiam que grande parte seria improvisada.
Um legado que perdura para além da tecnologia
A influência do discurso de 2005 transcendeu largamente o mundo tecnológico, tornando-se uma fonte de inspiração para milhões de pessoas. Um exemplo notável é o de LeBron James, que em 2016 utilizou as palavras de Jobs para motivar a sua equipa, os Cleveland Cavaliers, durante a vitoriosa final do campeonato da NBA. Este é apenas um dos muitos casos que demonstram o impacto duradouro das suas reflexões.
O guardião da memória de Jobs
Lançado em 2022 por amigos e familiares, o The Steve Jobs Archive tem como missão preservar e partilhar a memória do visionário da Apple. A organização funciona como um repositório de fotografias, documentos, emails e histórias, oferecendo ao público uma janela para a vida e o pensamento de uma das figuras mais emblemáticas do nosso tempo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!