A equipa por detrás do Wine continua a sua marcha acelerada de lançamentos e, apenas duas semanas após a versão anterior, chega o Wine 10.10. Esta nova versão de desenvolvimento traz consigo uma importante atualização ao motor Mono, remove uma dependência gráfica significativa e, como é tradição, corrige uma vasta lista de erros em jogos e aplicações.
Principais novidades técnicas do Wine 10.10
Uma das alterações de maior destaque é a atualização do motor Wine Mono para a versão 10.1.0. Este componente é crucial para o funcionamento de aplicações que dependem da .NET Framework da Microsoft, alargando assim o leque de software compatível.
Outra mudança fundamental acontece na gestão gráfica. A biblioteca OSMesa foi completamente removida como dependência. A partir de agora, a renderização OpenGL em contextos de memória será gerida por um pbuffer, o que resulta num código mais limpo e otimizado.
Além destas duas grandes mudanças, a nova versão inclui ainda:
- Mais suporte para a geração de metadados do Windows Runtime no WIDL.
- Dados de localização atualizados para a versão 47 do Unicode CLDR.
- Suporte para o formato P010 no Media Foundation.
Boas notícias para os gamers: de F.E.A.R. a StarCraft
Nenhuma atualização do Wine estaria completa sem uma atenção especial aos videojogos, e a versão 10.10 não desilude. Foram corrigidos um total de 38 bugs, com muitos deles a resolver problemas que afetavam títulos populares e clássicos. Os jogadores irão certamente apreciar as melhorias em jogos como F.E.A.R., S.T.A.L.K.E.R.: Anomaly e StarCraft Remastered.
Problemas como o ecrã preto no modo Big Picture do Steam ou o erro "Out of memory" que impedia o início de um novo jogo em F.E.A.R. foram finalmente resolvidos. A lista de correções para jogos inclui:
- Rise of Nations: Um clique com o botão esquerdo do rato já não exige o uso de ambos os botões.
- Braid: Já não é necessário pressionar ambas as teclas Shift para mover peças do puzzle.
- F.E.A.R: Corrigido o erro de falta de memória que encravava o jogo ao iniciar uma nova partida.
- F.E.A.R Combat: Resolvido o problema do ecrã preto no arranque devido a um erro de memória.
- S.T.A.L.K.E.R. Anomaly: O jogo já não encrava ao carregar um ficheiro de gravação.
- StarCraft Remastered: O jogo volta a arrancar corretamente, resolvendo uma regressão da versão 10.5.
- Unreal II: Deixou de bloquear com um ecrã preto ao mudar para a resolução 1440x900.
- Eador. Masters of the Broken World: As texturas do mapa já aparecem corretamente após iniciar o jogo.
- Horizon Chase: O jogo já não congela no arranque.
- The Fidelio Incident e Vampyr: O ruído sonoro ao sair dos jogos foi eliminado.
- Burger Shop: A janela do jogo já não se desloca para o canto superior esquerdo em modo de ecrã completo.
Aplicações de produtividade e outras correções importantes
As melhorias não se limitaram aos jogos. Software mais antigo e ferramentas de produtividade também receberam a devida atenção, demonstrando o compromisso do projeto com a retrocompatibilidade. Foram resolvidos problemas em aplicações como o clássico Lotus Freelance Graphics 2.1 e o editor HTML-Kit 292.
Outras correções relevantes incluem:
- Instaladores de drivers de impressoras Canon agora funcionam.
- O editor de valores binários do
regedit
foi corrigido. - Melhorias na funcionalidade de auto-completar do
cmd
. - O HP Prime Virtual Calculator e o instalador do Qt para Windows já não encravam no arranque.
- Corrigidos vários problemas de estabilidade no PlayOnline Viewer, Noteworthy Composer, Ricoh Digital Camera Utility 5 e Wondershare Uniconverter 13.
Pode consultar a lista exaustiva de todas as alterações e correções na página oficial do projeto no GitLab, onde também se encontra disponível o código-fonte para compilação.
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