Más notícias para quem precisa de atestar o depósito. Pela segunda semana consecutiva, o preço dos combustíveis vai voltar a aumentar em Portugal a partir da próxima segunda-feira, 16 de junho. Depois de uma subida modesta de meio cêntimo na semana que agora termina, o agravamento será mais pronunciado.
As previsões para o setor indicam que o gasóleo e a gasolina ficarão mais caros, invertendo a tendência de descida que se vinha a verificar há algumas semanas.
Novos preços de referência a partir de segunda-feira
De acordo com as projeções, o aumento mais significativo será sentido no gasóleo simples, que deverá subir 1,5 cêntimos por litro. Já a gasolina simples 95 deverá registar um aumento de 1 cêntimo por litro.
Com esta atualização, o preço médio de referência deverá fixar-se nos seguintes valores:
- Gasóleo simples: 1,534 € por litro
- Gasolina simples 95: 1,69 € por litro
É importante sublinhar que estes valores são médias calculadas com base nos dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), referentes à passada quinta-feira, 12 de junho.
Valores finais na bomba podem ser diferentes
Como sempre, os preços que encontrará no seu posto de abastecimento de eleição podem não ser exatamente estes. Os valores da DGEG funcionam como um indicador e já incluem os descontos aplicados pelas gasolineiras, mas os revendedores têm liberdade para ajustar as suas margens. O ideal é sempre comparar os preços na sua zona.
As medidas de mitigação fiscal do Governo, que incidem sobre o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), continuam em vigor desde 2022. Apesar de o ISP ter subido três cêntimos no início do ano, a descida da taxa de carbono resultou numa carga fiscal inalterada. Atualmente, os descontos fiscais representam uma redução de 17,6 cêntimos no gasóleo e 19,2 cêntimos na gasolina.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!