A Microsoft reconheceu um novo e significativo problema causado pelas atualizações de segurança de junho de 2025, que está a provocar o congelamento do serviço DHCP em vários sistemas Windows Server. Para os administradores de rede, isto traduz-se em potenciais falhas de conectividade e dores de cabeça inesperadas.
O serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um componente fundamental nas redes Windows, responsável por automatizar a atribuição de endereços IP e outras configurações de rede. A sua função é crucial para garantir uma gestão de rede eficiente e fiável.
No entanto, um novo problema confirmado pela Microsoft durante o fim de semana impede que este processo decorra normalmente. A falha afeta especificamente a renovação de endereços IP, resultando em possíveis interrupções de serviço para os utilizadores.
O que está a acontecer com o DHCP no Windows Server?
De acordo com as informações divulgadas pela própria Microsoft nos avisos de segurança, o problema é sério. Após a instalação das atualizações mais recentes, o serviço de Servidor DHCP pode, simplesmente, deixar de responder de forma intermitente.
"O serviço do Servidor DHCP pode parar de responder intermitentemente após a instalação desta atualização de segurança. Este problema afeta a renovação de IP para os clientes," admite a empresa. Na prática, isto significa que os dispositivos numa rede afetada podem não conseguir renovar os seus endereços IP, perdendo a ligação.
As versões do Windows Server e as respetivas atualizações que estão a causar esta falha incluem:
- Windows Server 2016 (KB5061010)
- Windows Server 2019 (KB5060531)
- Windows Server 2022 (KB5060526)
- Windows Server 2025 (KB5060842)
A Microsoft já garantiu estar a par da situação e a trabalhar ativamente numa solução. "Estamos a trabalhar para lançar uma resolução nos próximos dias e forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis", acrescentou a gigante da tecnologia.
Um historial recente de atualizações complicadas
Este incidente com o DHCP é apenas o mais recente numa série de problemas que têm afetado os administradores de sistemas que utilizam Windows Server. Ainda este mês, no chamado "Patch Tuesday", a Microsoft corrigiu uma outra falha que fazia com que alguns controladores de domínio no Windows Server 2025 ficassem inacessíveis após um reinício.
As atualizações cumulativas de junho também vieram resolver problemas de autenticação em controladores de domínio que tinham sido introduzidos com as atualizações de segurança de abril de 2025.
Recuando a maio, a empresa viu-se forçada a emitir atualizações extraordinárias para corrigir um bug que causava o congelamento ou reinício inesperado de máquinas virtuais Hyper-V a correr Windows 10, Windows 11 e Windows Server. Um mês antes, em abril, outro conjunto de atualizações de emergência foi necessário para resolver um problema que impedia o arranque de containers do Windows em sistemas Windows Server 2019, 2022 e 2025.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!