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EV a carregar da tesla

 

A popularidade dos veículos elétricos continua a disparar na Europa. Segundo dados da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), a procura por estes veículos registou um aumento de 27,9% até abril deste ano, o que se traduziu em 758.109 novas matrículas. Com cada vez mais elétricos nas estradas, uma questão torna-se central: quanto custa realmente carregá-los em casa?

 

Um estudo recente da empresa irlandesa Switcher.ie analisou precisamente esta questão, comparando os custos de um carregamento doméstico completo em 38 países europeus. As conclusões colocam Portugal numa posição menos favorável do que muitos poderiam esperar.

 

Portugal no ranking europeu: quanto custa realmente "atestar" a bateria?

 

No universo dos 38 países analisados, Portugal surge na 11.ª posição da tabela dos mais caros. De acordo com o estudo, realizar um carregamento completo (de 0% a 100%) na garagem de um português tem um custo médio de 17,14 euros.

 

Se preferir pensar em termos de utilização, este valor equivale a um custo de aproximadamente 4,70 euros por cada 100 quilómetros percorridos. Embora carregar em casa continue a ser, na generalidade, mais económico do que abastecer um carro a combustão, os dados mostram que a fatura da eletricidade pode pesar mais em Portugal do que em muitos outros países vizinhos.

 

Os extremos da Europa: dos mais caros aos mais baratos

 

Curiosamente, o estudo revela uma tendência: os países onde os veículos elétricos são mais populares tendem a ser também aqueles onde o carregamento é mais dispendioso. A liderar o pódio dos mais caros está a Alemanha, o maior mercado automóvel da Europa, onde uma carga completa custa, em média, 25,73 euros (7,06 €/100 km).

 

Logo a seguir, encontram-se a Dinamarca, com um custo de 24,56 euros (6,74 €/100 km), e a Irlanda, com 24,14 euros por carregamento (6,62 €/100 km). Um caso notável é o de Chipre que, apesar de ser um mercado muito pequeno, ocupa o 6.º lugar com um custo de 21,21 euros por carga.

No extremo oposto da tabela, encontramos os países mais económicos para os donos de elétricos. Na Turquia, o custo de um carregamento completo é de apenas 4,05 euros (1,11 €/100 km). A Geórgia e o Kosovo seguem-se de perto, com custos de 4,59 euros (1,26 €/100 km) e 4,87 euros (1,34 €/100 km), respetivamente.

 

Como foi calculado o custo de carregamento?

 

Para garantir a precisão dos resultados, a Switcher.ie baseou a sua análise numa metodologia clara. A empresa recorreu aos dados da EV Database para obter a capacidade útil da bateria e a autonomia real dos 25 modelos elétricos mais vendidos na Europa no primeiro trimestre de 2025, segundo a JATO.

Posteriormente, estes valores foram cruzados com o preço da eletricidade para consumo doméstico em cada país, utilizando os dados mais recentes do Eurostat. As enormes diferenças de preços entre nações são justificadas por um conjunto de fatores, que incluem o mix energético de cada país (a aposta em renováveis), as políticas governamentais, os impostos aplicados e a existência de subsídios.




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