A Nvidia anunciou hoje uma nova placa gráfica destinada a quem procura entrar na mais recente geração de tecnologia sem esvaziar a carteira. Para os jogadores que não podem investir numa RTX 5060, mas ainda assim querem sentir o poder da arquitetura Blackwell e os seus benefícios, como o DLSS 4, a resposta chegou: conheçam a RTX 5050.
Este lançamento marca o regresso de uma placa gráfica de "escalão 50" ao mercado de desktops, algo que não víamos desde a RTX 3050, lançada em janeiro de 2022. A aposta da Nvidia parece clara: solidificar a sua presença no segmento mais acessível.
Um preço competitivo e especificações equilibradas
A nova RTX 5050 chega ao mercado com um preço anunciado de 249 dólares, 50 dólares mais barata que a sua irmã mais velha, a RTX 5060. Convertendo diretamente, isto equivale a cerca de 230 euros, embora seja expectável que o preço final em Portugal sofra ajustes devido a taxas e impostos. Segundo a Nvidia, a placa estará disponível para compra na segunda quinzena de julho.
Ao nível técnico, a RTX 5050 apresenta-se com:
Memória: 8GB de memória de vídeo GDDR6
Bus de Memória: 128-bit
Núcleos CUDA: 2,560 (o mesmo número da RTX 3050 de 8GB)
RT Cores: 40 TFLOPS
Tensor Cores: 421 AI TOPS
Consumo (TGP): 130W, alimentada por um único conector de 8 pinos
Fonte de Alimentação Mínima: 550W
Curiosamente, esta é a única placa da série RTX 50 a utilizar memória GDDR6, enquanto o resto da gama já adotou o mais moderno padrão GDDR7.
Todos os benefícios da Blackwell numa placa mais acessível
Apesar do pequeno downgrade na memória, a Nvidia garante que a RTX 5050 suporta todas as funcionalidades encontradas nas suas irmãs mais caras da arquitetura Blackwell. Isto significa que os compradores terão acesso a tecnologias de ponta como a geração de frames por IA com o DLSS 4, o codificador de vídeo NVENC de 9ª geração, o descodificador NVDEC de 6ª geração e compatibilidade com PCIe Gen5.
O regresso da série 50 para combater a concorrência
A Nvidia tinha optado por não lançar uma placa gráfica de "escalão 50" na geração anterior (RTX 40 Series) para o mercado de desktops, sendo a RTX 4060 a opção mais económica disponível. O regresso a este segmento surge numa altura de crescente pressão por parte da AMD e das suas novas gerações de GPUs, o que leva a Nvidia a diversificar a sua oferta com mais opções na gama de entrada.
Pode encontrar mais informações sobre a RTX 5050 no site oficial da Nvidia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!