1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Generali Tranquilidade

 

A seguradora Generali Tranquilidade foi alvo de um ataque informático na passada sexta-feira, 20 de junho, que resultou no acesso indevido a dados pessoais de um número não especificado de clientes. A empresa já confirmou o incidente e está a contactar os lesados.

 

O que aconteceu?

 

Numa comunicação enviada aos clientes afetados, e primeiramente noticiada pelo jornal Público, a Generali Tranquilidade informou ter identificado "um acesso não autorizado a dados de clientes". Em comunicado posterior ao ECO, fonte oficial da empresa detalhou que o "ato criminoso" foi detetado e controlado no próprio dia.

 

Segundo a seguradora, o seu plano de contingência foi "prontamente ativado", o que permitiu limitar o impacto do ataque. As autoridades competentes foram imediatamente notificadas do incidente de segurança.

 

Que dados foram comprometidos (e quais estão seguros)?

 

A Generali Tranquilidade fez questão de sublinhar que a fuga de informação se restringiu a um conjunto limitado de dados. A informação comprometida inclui:

  • Nome completo

  • Número de contribuinte (NIF)

  • Contactos (telefone e/ou e-mail)

  • Data de nascimento

 

A empresa garante que "não há qualquer indício de acesso a dados financeiros, dados de saúde, a palavras-passe ou outros dados sensíveis". Esta salvaguarda é crucial, pois significa que informações bancárias, de apólices de saúde ou credenciais de acesso à área pessoal dos clientes permanecem seguras.

 

Atenção redobrada a tentativas de phishing

 

Apesar de a empresa afirmar que "não é necessário tomar nenhuma ação" por parte dos clientes, foi deixado um alerta importante. Com a posse dos dados de identificação e contacto, os cibercriminosos poderão tentar usar esta informação para criar campanhas de phishing mais credíveis.

 

A recomendação da Generali Tranquilidade é que os clientes tenham "particular atenção a e-mails ou mensagens que pareçam suspeitas" e que aleguem ser da seguradora. É fundamental verificar sempre a origem das comunicações e nunca fornecer dados adicionais ou clicar em links de fontes não fidedignas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech