Depois de uma pausa forçada para corrigir problemas de desempenho, a Google retomou a disponibilização da "Ask Photos", a sua poderosa funcionalidade de pesquisa com Inteligência Artificial no Google Fotos. A empresa garante que a nova versão combina a velocidade da pesquisa clássica com as capacidades avançadas da IA Gemini para oferecer uma experiência mais rápida e eficiente.
A "Ask Photos", apresentada na conferência de programadores Google I/O, permite aos utilizadores fazerem pesquisas na sua biblioteca de imagens utilizando linguagem natural. Em vez de palavras-chave simples, pode-se perguntar coisas como "mostra-me as melhores fotos de cada parque nacional que visitei". Para tal, a funcionalidade recorre ao modelo de IA Gemini para compreender o contexto e o conteúdo das fotografias.
O problema: uma estreia lenta e com falhas
Apesar da promessa, o lançamento inicial da "Ask Photos" foi problemático. Muitos utilizadores queixaram-se de que a funcionalidade era pouco fiável e, sobretudo, lenta, com a aplicação a demorar demasiado tempo "a pensar" antes de apresentar resultados.
As críticas levaram a própria Google a admitir as falhas. No início de junho, Jamie Aspinall, gestor de produto do Google Fotos, reconheceu na rede social X que a "Ask Photos não estava onde deveria estar em termos de latência, qualidade e experiência de utilização". Consequentemente, a empresa decidiu pausar a sua disponibilização para implementar melhorias.
A solução: o melhor de dois mundos
Para resolver os problemas, a Google implementou uma abordagem híbrida. Numa publicação partilhada no seu blog oficial, a empresa explica que integrou o melhor da pesquisa clássica do Fotos na nova funcionalidade. Agora, para pesquisas simples como "praia" ou "cães", os resultados aparecem quase instantaneamente, tal como acontecia antigamente.
Enquanto isso, a Inteligência Artificial trabalha em segundo plano. Para pesquisas mais complexas, como "um cão branco", os resultados iniciais rápidos são seguidos pelos resultados mais detalhados e contextuais da IA. A aplicação pode até apresentar um texto introdutório, identificando o nome do seu animal de estimação (se o tiver adicionado) e quando as primeiras fotos dele apareceram. Para os que preferirem, a interface ainda permite alternar para a pesquisa clássica.
Como ter acesso à nova experiência do Ask Photos
Com estas melhorias, a Google retomou agora a disponibilização da "Ask Photos" a mais utilizadores nos Estados Unidos. Para ser elegível, é necessário cumprir alguns requisitos:
Ter 18 anos ou mais.
Ter o idioma da conta Google definido como Inglês.
Ter a funcionalidade "Agrupamento de rostos" ativada, que permite identificar pessoas e animais de estimação na sua biblioteca.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!