A Anker Innovations, marca chinesa reconhecida pelos seus acessórios para dispositivos móveis e power banks, anunciou uma nova recolha voluntária a nível global que afeta cinco dos seus modelos de baterias portáteis. A decisão foi tomada após a deteção de um potencial risco de incêndio associado às células da bateria de iões de lítio provenientes de um fornecedor específico.
Risco de incêndio motiva recolha por precaução
A empresa garantiu que implementa uma série de controlos de qualidade rigorosos para detetar problemas de fabrico numa fase inicial da produção, incluindo auditorias ao nível dos componentes e testes aos fornecedores.
Apesar disso, a Anker afirmou que, "embora a probabilidade de um defeito seja considerada mínima, por uma questão de máxima precaução, decidimos iniciar uma recolha voluntária global de vários modelos de power banks". A marca aconselha que os utilizadores deixem de usar imediatamente qualquer um dos modelos afetados, mesmo que o dispositivo aparente funcionar normalmente. Uma unidade abrangida pela recolha pode apresentar risco de sobreaquecimento, derreter, libertar fumo ou mesmo incendiar-se.
Estes são os 5 modelos de power banks da Anker afetados
A lista de modelos incluídos nesta nova recolha global é a seguinte:
Modelo A1257: Anker Power Bank (10K, 22.5W)
Modelo A1647: Anker Power Bank (20,000mAh, 22.5W, com cabo USB-C integrado)
Modelo A1652: Anker MagGo Power Bank (10,000mAh, 7.5W)
Modelo A1681: Anker Zolo Power Bank (20K, 30W, com cabos USB-C e Lightning integrados)
Modelo A1689: Anker Zolo Power Bank (20K, 30W, com cabo USB-C integrado)
Tem um destes modelos? Saiba o que fazer
Se acredita que possui um dos power banks afetados, o primeiro passo é verificar o número do modelo, que se encontra na parte traseira ou lateral do equipamento.
De seguida, pode aceder à página oficial da recolha para obter mais informações e preencher o formulário de recolha para iniciar o processo e verificar o número de série do seu dispositivo. Caso se confirme que o seu power bank é elegível, a Anker oferece a opção de receber um modelo de substituição ou um cartão-presente para utilizar no site da marca. De momento, não há informação sobre a possibilidade de reembolso monetário.
Segundo grande problema de segurança no mesmo mês
Este incidente marca a segunda grande recolha de produtos da Anker no espaço de um mês, após mais de uma dezena de relatos de incêndios e explosões. A empresa já tinha anteriormente recolhido mais de um milhão de unidades do power bank Anker PowerCore 10000 (modelo A1263), citando riscos de segurança relacionados com um potencial problema na bateria de iões de lítio. Esses modelos foram vendidos nos Estados Unidos entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2022.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!