1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

OpenAI

 

A competição pela supremacia na inteligência artificial está ao rubro, e a mais recente batalha trava-se nos recursos humanos. A OpenAI, criadora do ChatGPT, está a tomar medidas drásticas para impedir que a Meta, empresa-mãe do Facebook, continue a recrutar os seus engenheiros mais promissores, chegando a enviar um apelo direto à sua equipa para que rejeite as propostas milionárias da rival.

 

A tensão escalou a tal ponto que a liderança da OpenAI se viu forçada a intervir. Sam Altman, o CEO da empresa, já tinha revelado que a Meta estava a aliciar os seus colaboradores com bónus de assinatura que podiam atingir os 100 milhões de dólares. Agora, a situação levou a uma comunicação interna mais incisiva.

 

Um apelo desesperado na Slack

 

Num memorando interno enviado através da plataforma Slack, o Diretor de Investigação da OpenAI, Mark Chen, não poupou nas palavras para descrever a situação. A notícia, avançada pela Wired, revela que Chen comparou a tática de recrutamento agressivo da Meta a alguém que "entra na nossa casa e nos rouba".

 

No mesmo comunicado, Chen assegurou que está a trabalhar com a liderança de topo, incluindo Sam Altman, para encontrar formas de recompensar financeiramente os funcionários que recebam ofertas da Meta. A OpenAI está a considerar não só compensações diretas, mas também um ajuste geral nos pacotes de remuneração, deixando claro que o objetivo principal é reter os seus melhores talentos. O memorando incluía ainda conselhos de sete outros membros sénior da equipa de investigação sobre como lidar com a situação, sugerindo, por exemplo, que recusem educadamente os recrutadores da Meta quando estes os pressionam com ofertas "ridículas".

 

O timing vulnerável e a missão principal

 

Este apelo surge num momento particularmente delicado para a OpenAI. Há relatos de que os seus funcionários têm enfrentado semanas de trabalho intensivas, chegando às 80 horas. Para combater o esgotamento, a empresa planeia um período de encerramento quase total na próxima semana, para que as suas equipas possam recarregar energias.

 

No entanto, a liderança da OpenAI acredita que este período de pausa representa uma janela de oportunidade para a Meta intensificar os seus esforços de recrutamento. No memo, Chen tenta recentrar as tropas, lembrando que a sua grande missão é alcançar a Inteligência Artificial Geral (AGI). As atuais confrontações com a Meta, segundo ele, são apenas "missões secundárias" no caminho para o verdadeiro objetivo.

 

Resta saber qual será a reação dos funcionários da OpenAI a este apelo, especialmente quando o contraponto são ofertas multimilionárias. A ofensiva da Meta é liderada pelo próprio Mark Zuckerberg, que tem contactado pessoalmente alguns dos alvos. A estratégia já deu frutos, com um relatório recente a indicar que a Meta conseguiu contratar quatro investigadores sénior da OpenAI para o seu laboratório de superinteligência, mostrando que esta guerra de talentos está longe de terminar.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech