1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Bandeira do Canadá

O Canadá recuou oficialmente na sua intenção de aplicar um imposto sobre os serviços digitais, cedendo à forte pressão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão, que representa uma vitória significativa para as gigantes tecnológicas como a Google e a Meta, foi anunciada pelo governo canadiano com o objetivo de retomar as negociações comerciais com o seu vizinho.

As conversações entre os dois países tinham sido abruptamente interrompidas na passada sexta-feira, depois de Trump ter classificado a taxa como "um ataque flagrante e direto ao nosso país". Com o imposto agora fora de cena, o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, confirmou que as discussões foram reatadas.

O que estava em jogo com a taxa digital?

A proposta do Canadá, conhecida como Digital Services Tax (DST), visava aplicar um imposto de 3% sobre as receitas geradas por grandes empresas de tecnologia a partir do envolvimento de utilizadores canadianos. A justificação era clara: estima-se que cerca de 70% do investimento em publicidade no país, que este ano deverá atingir os 25 mil milhões de dólares, vai para empresas norte-americanas que não pagam os respetivos impostos sobre os lucros no Canadá.

Parte dos fundos recolhidos com esta taxa, cuja primeira cobrança de aproximadamente 2 mil milhões de dólares estava prevista para 30 de junho, seria canalizada para apoiar as empresas de comunicação social canadianas, fortemente prejudicadas pelo domínio esmagador da Google e da Meta no mercado publicitário.

A pressão que ditou o fim do imposto

A oposição à taxa não partiu apenas da administração Trump, que já se tinha manifestado contra sob a liderança de Biden, mas também do próprio tecido empresarial canadiano. As empresas locais mostraram-se preocupadas com a possibilidade de um aumento dos seus custos, um receio alimentado por avisos como o da Google, que já tinha sinalizado que aumentaria as suas tarifas de publicidade em pelo menos 2,5% para cobrir o novo encargo.

A capitulação do governo de Mark Carney é vista como um sacrifício estratégico. O Canadá tem sido alvo de pesadas tarifas de 25% sobre metais, minerais e outros bens, impostas pela administração Trump. Ao que tudo indica, o governo sentiu que era necessário abdicar da taxa digital para tentar aliviar a tensão comercial e negociar um acordo mais abrangente e vantajoso.

Num comunicado oficial, o Ministério das Finanças do Canadá confirmou que o país decidiu "rescindir o Imposto sobre Serviços Digitais em antecipação a um acordo comercial abrangente e mutuamente benéfico com os Estados Unidos".

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech