1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Mensagens da Google com lápis a simbolizar o editar de mensagem

 

Poderá recordar-se da campanha #GetTheMessage, que a Google lançou há alguns anos para pressionar a Apple a adotar standards de mensagens modernos. Com o iOS 18, a fabricante do iPhone finalmente "recebeu a mensagem" e integrou os Rich Communication Services, ou RCS. Esta mudança trouxe funcionalidades como indicadores de escrita, envio de fotos em alta resolução e recibos de leitura para as conversas com as famosas "bolhas verdes".

 

 

Desde maio deste ano, a Google afirma que mais de mil milhões de mensagens RCS são enviadas todos os dias. Agora, parece que outra funcionalidade há muito aguardada está a chegar à plataforma: a capacidade de editar uma mensagem já enviada.

 

Os primeiros sinais desta alteração surgiram recentemente, quando utilizadores atentos, como Mishaal Rahman do Android Authority, começaram a reportar um novo ícone de um lápis junto às suas mensagens enviadas.

 

A edição funciona, mas com um "asterisco" nos iPhones

 

A funcionalidade oferece uma janela de apenas 15 minutos para editar uma mensagem. O processo num telemóvel Android é extremamente simples: basta pressionar longamente a "bolha" da mensagem que se pretende corrigir, tocar no ícone de edição (o lápis), escrever a correção e reenviar.

 

opção para editar mensagens depois de enviadas no google messages

 

É aqui que surge o problema. No iPhone que recebe a mensagem, em vez de o texto original ser atualizado com a correção, o utilizador recebe simplesmente uma mensagem de texto completamente nova.

 

A nova mensagem contém o texto editado, mas é precedida por um asterisco para indicar que foi feita uma alteração. Isto contrasta com a experiência entre equipamentos Android, onde a mensagem original é simplesmente atualizada com a etiqueta "Editada".

 

Uma questão de standards técnicos

 

A razão para esta experiência inconsistente resume-se a diferenças nos standards técnicos. A implementação inicial de RCS da Apple no iOS 18 baseou-se numa especificação mais antiga que não possuía um protocolo definido para a edição de mensagens. Esta nova capacidade faz parte do Perfil Universal RCS 3.0, um standard atualizado que a Google está agora a implementar.

 

Atualmente, a Google parece estar a testar a funcionalidade com um pequeno número de utilizadores, pelo que poderá não ver a opção no seu telemóvel durante algum tempo. Para que isto funcione corretamente para todos, a Apple terá de atualizar o seu próprio software para suportar totalmente o novo standard.

 

Não existe um prazo para que isso aconteça, mas como nota o Android Authority, é provável que a solução chegue juntamente com a implementação da encriptação ponto-a-ponto entre plataformas, uma funcionalidade que ambas as empresas se comprometeram a suportar.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech