A polícia espanhola deteve dois indivíduos na província de Las Palmas pelo seu alegado envolvimento em atividades de cibercrime, que incluíam o roubo de dados sensíveis do próprio governo do país. A dupla era já considerada uma "séria ameaça à segurança nacional".
Os ataques concentravam-se em alvos de alto perfil, como funcionários governamentais de topo e jornalistas. Para aumentar a sua notoriedade e inflacionar o preço de venda dos dados roubados, os suspeitos chegavam a publicar amostras da informação online.
Ataques a alvos de alto perfil
A investigação, segundo o comunicado da Policía Nacional, teve início quando os agentes detetaram a fuga de dados pessoais pertencentes a altas instituições do Estado através de vários canais de comunicação e redes sociais.
A polícia detalha que "estes dados sensíveis estavam diretamente ligados a políticos, membros dos governos central e regionais, e a profissionais da comunicação social". Acredita-se que um dos suspeitos se especializava na extração dos dados, enquanto o segundo geria toda a vertente financeira, vendendo o acesso às bases de dados e credenciais, e controlando a carteira de criptomoedas que recebia os pagamentos.
Operação policial culmina em detenções
Os dois indivíduos foram detidos ontem nas suas residências. Durante as buscas, as autoridades confiscaram um grande número de dispositivos eletrónicos que poderão agora levar a mais provas incriminatórias, bem como à identificação de compradores ou cúmplices.
Esta operação reforça o sucesso que a polícia espanhola tem vindo a demonstrar no combate ao cibercrime.
Em fevereiro, foi detido um hacker suspeito de atacar a Guardia Civil, o Ministério da Defesa, a NATO e o exército dos EUA.
Em junho do ano passado, um jovem britânico ligado ao grupo de hackers Scattered Spider foi detido em Palma de Maiorca por ataques a 45 empresas norte-americanas.
Em dezembro de 2023, as autoridades espanholas detiveram também os alegados líderes do grupo 'Kelvin Security', responsáveis por cerca de 300 ciberataques em 90 países.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!