O Telegram continua o seu ritmo acelerado de atualizações mensais e, para julho, a plataforma de mensagens preparou novidades que prometem agradar especialmente aos seus utilizadores pagantes. As mais recentes adições focam-se na organização de grupos e em novas ferramentas de monetização para os canais, mas com um detalhe importante: a maioria das novas funcionalidades exige uma subscrição Premium.
Organize o seu dia com as novas listas de tarefas
Uma das grandes novidades é a introdução de listas de tarefas, ou "checklists". Esta funcionalidade permite que os membros de um grupo criem listas para acompanhar tarefas, gerir compras ou qualquer outra atividade partilhada. Cada lista pode ter um nome personalizado e conter até 28 itens, sendo ainda possível associar um emoji a cada tarefa para um toque extra de personalização.
Para criar uma lista de tarefas, basta aceder ao menu de anexos num grupo e selecionar a opção "Checklists". A funcionalidade está também disponível em conversas individuais e nas suas mensagens guardadas. No entanto, o acesso é restrito: apenas os subscritores do Telegram Premium podem criar e interagir com estas listas, marcando ou desmarcando tarefas.
Canais com novas portas abertas à monetização
Os proprietários de canais recebem também uma nova e poderosa ferramenta para monetizar os seus projetos. Através de uma nova interface automatizada, os utilizadores podem agora sugerir conteúdo para ser publicado num canal. O pagamento aos donos do canal por estas publicações pode ser feito através de Telegram Stars ou da criptomoeda Toncoin.
Naturalmente, os administradores do canal terão sempre a palavra final, podendo aprovar a publicação, sugerir edições ou até mesmo alterar o preço proposto. As recompensas pela publicação serão depositadas na conta do administrador 24 horas após a partilha do conteúdo.
Uma atualização focada (quase) em exclusivo no Premium
Tal como acontece com as listas de tarefas, a funcionalidade de publicações sugeridas está, para já, disponível apenas para subscritores do Telegram Premium. A empresa refere no seu anúncio que esta ferramenta "estará inicialmente disponível apenas para o Telegram Premium", o que deixa em aberto a possibilidade de, no futuro, poder ser alargada a todos os utilizadores.
A atualização de julho de 2025 destaca-se por ser uma das raras ocasiões em que as novas funcionalidades chegam de forma exclusiva para quem está disposto a pagar pela subscrição. O Telegram Premium, recorde-se, é um serviço pago que, entre outras vantagens, remove a publicidade nos canais, oferece a transcrição de mensagens de voz para texto, permite publicar Stories e utilizar emojis animados. Pode ler todos os detalhes sobre esta atualização numa publicação no site oficial do Telegram.
De salientar ainda uma nota sobre desenvolvimentos recentes: no final de maio, o Telegram anunciou uma parceria com a xAI para integrar a inteligência artificial Grok na plataforma. Contudo, a situação permanece incerta depois de Elon Musk ter respondido a Pavel Durov, CEO do Telegram, que "nenhum acordo foi assinado", deixando os detalhes desta colaboração em aberto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!