1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Sistema de carregamento de veículos EV

A China acaba de anunciar um plano ambicioso para expandir drasticamente a sua infraestrutura de carregamento para veículos elétricos. Até 2027, o país pretende instalar mais de 100.000 postos de carregamento ultra-rápidos, com a particularidade de que todos estarão abertos ao público em geral.

A iniciativa foi detalhada numa notificação conjunta emitida esta segunda-feira, que instrui as autoridades locais a desenvolverem planos de construção para as áreas de serviço das autoestradas, dando prioridade àquelas que registam uma utilização superior a 40% durante os períodos de maior afluência, como feriados.

Uma resposta à nova geração de veículos elétricos

Esta aposta na tecnologia ultra-rápida surge como uma resposta direta à crescente popularidade dos veículos elétricos com arquiteturas de 800V. Estas plataformas de alta voltagem permitem carregamentos super-rápidos, capazes de repor a autonomia em apenas 10 a 30 minutos, mas exigem que o hardware dos postos de carregamento esteja à altura do desafio.

No final de 2024, a China já contava com 31,4 milhões de veículos elétricos nas suas estradas, representando quase 9% da frota total do país. No entanto, o acesso a postos de carregamento ainda está a recuperar o atraso. Em maio de 2025, existiam 14,4 milhões de pontos de carregamento, o que se traduz num rácio de aproximadamente um posto para cada 2,2 veículos elétricos.

Infraestrutura pública para todos é a prioridade

Numa notificação conjunta, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) sublinhou que todos os novos postos de carregamento rápido (DC) serão de acesso público. Esta é uma mudança significativa, dado que muitos carregadores rápidos na China são de redes privadas e exclusivas. Um exemplo é a rede de carregadores de megawatt da BYD, que não está aberta a veículos de outras marcas.

Os dados de setembro de 2024 mostram que, dos 11,4 milhões de carregadores existentes na altura, apenas 3,3 milhões eram públicos, o que reforça a importância desta nova política de acesso universal.

Carregadores inteligentes e um modelo de negócio sustentável

Para garantir a estabilidade da rede elétrica face a esta expansão, o governo chinês quer que os novos carregadores sejam inteligentes. Isto inclui a implementação de preços dinâmicos para incentivar o carregamento fora das horas de ponta e a integração de painéis solares e sistemas de armazenamento de energia para alimentar as estações.

Do ponto de vista empresarial, o governo está a promover contratos de arrendamento de 10 anos para os operadores das estações de carregamento e a apoiar a construção através da emissão de obrigações do governo local, procurando assim criar um modelo de negócio viável e atrativo.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech