
As novas regras para as Zonas de Baixas Emissões (ZBE) em Espanha preparam-se para condicionar a circulação de um número impressionante de veículos: mais de nove milhões. A medida está a gerar controvérsia, visto que afeta carros a gasóleo com apenas uma década, e acende um alerta para os condutores portugueses que atravessam a fronteira com frequência.
O cerco aperta nas cidades espanholas
A existência de zonas com circulação limitada em centros urbanos não é uma novidade, nem em Espanha nem em Portugal, onde Lisboa já aplica medidas semelhantes. Contudo, as autoridades espanholas estão a intensificar as restrições, afetando agora veículos muito mais recentes.
Esta iniciativa faz parte de um plano mais vasto para diminuir a poluição atmosférica, que obriga todos os municípios com mais de 50 mil habitantes a implementarem Zonas de Baixas Emissões. A circulação nestas áreas é gerida através de um sistema de selos ambientais, que classificam os veículos pela sua pegada ecológica. A indústria automóvel europeia vive uma autêntica encruzilhada, e estas medidas são um reflexo das mudanças em curso.
O sistema de selos que dita quem pode (ou não) circular
As ZBE espanholas funcionam com base em quatro selos distintos atribuídos pela Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha:
Selo Zero (azul): Destinado a veículos elétricos, híbridos plug-in com autonomia elétrica superior a 40 km e veículos movidos a hidrogénio.
Selo Eco (verde e azul): Para híbridos convencionais, veículos a GPL e híbridos plug-in com menos de 40 km de autonomia.
Selo C (verde): Atribuído a carros a gasolina matriculados a partir de 2006 e a gasóleo matriculados desde setembro de 2015.
Selo B (amarelo): Para carros a gasolina de 2001 a 2005 e a gasóleo de 2006 até agosto de 2015.
Os veículos que não se enquadram em nenhuma destas categorias já estão, por norma, impedidos de aceder às ZBE. A grande mudança é que, com as novas regras, os automóveis com o selo B também passarão a ser barrados.
Cidades já a aplicar as novas regras
Bilbau foi uma das primeiras cidades a dar este passo, mas está longe de ser a única. Cidades como Málaga, Palma de Maiorca, Reus e Santander já têm planos e calendários definidos para começar a aplicar estas restrições mais apertadas, algumas já a partir de 2026.
A região da Catalunha, por exemplo, adotou um dos calendários mais ambiciosos: a partir de janeiro de 2026, os veículos com selo B serão proibidos de circular durante os dias de semana (mesmo sem alertas de poluição ativos), com a proibição a tornar-se total e permanente a partir de 2028.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!