A Volvo deu início ao primeiro teste em cenário real com automóveis que circulam na estrada sem a intervenção do automobilista. Segundo a Volvo, dentro de 10 anos, os primeiros carros semi-autónomos deverão começar acelerar pela Europa fora.
Os ensaios tiveram lugar numa pista sueca detida pela Volvo. E a avaliar por um vídeo distribuído pela fabricante de automóveis os resultados foram positivos.
Através de um sistema de rádio, os investigadores suecos criaram uma forma de os automóveis comunicarem, entre eles, diversos dados relativos à aceleração, à travagem e à direção tomada a cada momento.
Numa consola instalada dentro de cada automóvel, o condutor pode decidir se "segue" um determinado carro durante uma viagem. Em caso afirmativo, o carro em que circula passa a ter por referência a velocidade e as direções do carro da frente - libertando as mãos do condutor para outras tarefas.
A qualquer momento, o condutor pode decidir "sair" do modo autónomo com um toque na consola instalada dentro do carro. Os automóveis terão ainda sensores que permitem manter as distâncias mínimas de segurança.
O ensaio foi realizado no âmbito do projeto SARTRE (Safe Road Trains for the Environment) que mereceu o financiamento da Comissão Europeia.
Os mentores deste sistema admitem que, dentro de uma década, possam aparecer nas estradas do "velho continente" os primeiros pelotões de automóveis que viajam de forma semi-autónoma, seguindo um primeiro que se encontra na dianteira.
Questões legais e de responsabilidade em caso de acidente e a desconfiança dos condutores são os principais desafios que o projeto vai ter de enfrentar nos tempos mais próximos.
Os ensaios tiveram lugar numa pista sueca detida pela Volvo. E a avaliar por um vídeo distribuído pela fabricante de automóveis os resultados foram positivos.
Através de um sistema de rádio, os investigadores suecos criaram uma forma de os automóveis comunicarem, entre eles, diversos dados relativos à aceleração, à travagem e à direção tomada a cada momento.
Numa consola instalada dentro de cada automóvel, o condutor pode decidir se "segue" um determinado carro durante uma viagem. Em caso afirmativo, o carro em que circula passa a ter por referência a velocidade e as direções do carro da frente - libertando as mãos do condutor para outras tarefas.
A qualquer momento, o condutor pode decidir "sair" do modo autónomo com um toque na consola instalada dentro do carro. Os automóveis terão ainda sensores que permitem manter as distâncias mínimas de segurança.
O ensaio foi realizado no âmbito do projeto SARTRE (Safe Road Trains for the Environment) que mereceu o financiamento da Comissão Europeia.
Os mentores deste sistema admitem que, dentro de uma década, possam aparecer nas estradas do "velho continente" os primeiros pelotões de automóveis que viajam de forma semi-autónoma, seguindo um primeiro que se encontra na dianteira.
Questões legais e de responsabilidade em caso de acidente e a desconfiança dos condutores são os principais desafios que o projeto vai ter de enfrentar nos tempos mais próximos.
Pode ver o video da experiência da Volvo aqui: http://volvo.qbrick.com/index.aspx?cid=2&mode=3&mid=564
Fonte: Exame Informática