
Depois de vários anos de avanços e recuos, a Tesla parece estar finalmente pronta para iniciar a venda dos seus veículos elétricos na Índia. A entrada no mercado indiano, um dos mais promissores do mundo, poderá acontecer já no próximo mês, com a abertura do primeiro showroom da marca em Bombaim.
Os primeiros sinais concretos
A notícia foi avançada pela Bloomberg News, que indica que a fabricante de automóveis está a finalizar os preparativos para inaugurar o seu primeiro espaço comercial em Bombaim, com as primeiras entregas a poderem arrancar já em agosto.
A reforçar estes rumores, poucas horas após a publicação da notícia, a Tesla criou uma conta oficial para as suas operações indianas na rede social X, propriedade de Elon Musk. A conta conta, para já, com uma única publicação: uma ilustração do horizonte de Bombaim com a legenda "Em breve".
Expansão global e os desafios do mercado indiano
Este movimento surge numa altura em que a Tesla procura expandir-se para novos mercados, de forma a compensar a estagnação sentida em mercados já consolidados com a sua linha atual de veículos elétricos, que aguarda renovação. No início deste ano, a empresa começou a vender os seus automóveis na Arábia Saudita, um país rico em petróleo.
No entanto, a Índia apresenta um conjunto de desafios particularmente complexos. Um dos principais obstáculos será o preço. Numa fase inicial, a Tesla terá de exportar os veículos já construídos para o país, o que os sujeitará a uma pesada taxa de importação de 70%, segundo a Reuters.
No passado, a Tesla esteve em negociações avançadas com o governo indiano para a construção de uma fábrica local, um acordo que permitiria contornar as taxas de importação e oferecer preços mais competitivos. Contudo, as negociações acabaram por não chegar a bom porto e o acordo nunca se materializou.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!