
A corrida pela condução autónoma está ao rubro e a Tesla acaba de garantir uma vitória importante num dos estados mais competitivos dos EUA. A empresa liderada por Elon Musk obteve uma licença de Empresa de Rede de Transporte (TNC) por parte do Departamento de Transportes do Arizona, um passo fundamental para lançar o seu tão aguardado serviço de transporte privado.
Segundo avança a CNBC, a aprovação foi surpreendentemente rápida. A fabricante de veículos elétricos submeteu o pedido a 13 de novembro e recebeu luz verde apenas quatro dias depois, a 17 de novembro. Com este documento em mãos, a marca está mais perto de operar o seu serviço de Robotaxi no estado, embora ainda sejam necessárias autorizações adicionais para lançar uma frota totalmente autónoma e comercial.
A expansão dos testes autónomos
Esta conquista surge cerca de seis meses após a empresa ter solicitado autorização para realizar testes de veículos autónomos em Phoenix, tanto com como sem condutores de segurança humanos. Atualmente, a estratégia da marca passa por pilotos em várias frentes.
Em Austin, no Texas, a empresa mantém testes ativos desde junho de 2025, operando com condutores de segurança e operadores remotos. Já na Bay Area de São Francisco, a operação assemelha-se mais a um serviço de transporte tradicional. No entanto, os planos a curto prazo são ambiciosos: a empresa pretende remover os condutores de segurança dos seus carros em Austin ainda antes do final deste ano.
O objetivo final é claro: estabelecer um serviço comercial de Robotaxi em várias cidades norte-americanas antes do final de 2026.
Atraso face à concorrência
Apesar da imagem futurista associada aos veículos da marca, a realidade é que a empresa está a correr atrás do prejuízo no mercado dos táxis robôs. A Waymo, subsidiária da Alphabet, já opera uma frota comercial considerável na área de Phoenix com 400 veículos autónomos, tendo ultrapassado a marca das 10 milhões de viagens sem condutor nos EUA em maio de 2025.
A concorrência é global. Na China, o serviço Apollo Go da Baidu também mostra números impressionantes, tendo realizado 3,1 milhões de viagens totalmente autónomas apenas no terceiro trimestre de 2025. Ambas as empresas estão ativamente a tentar expandir as suas aprovações tanto nos mercados domésticos como internacionais.
Analistas apontam que a divisão de foco de Elon Musk, que gere simultaneamente várias empresas de grande dimensão como a SpaceX e a rede social X, pode justificar o atraso da fabricante automóvel face a rivais que se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento desta tecnologia.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!