A Xiaomi prepara-se para agitar novamente o mercado automóvel. O CEO da empresa, Lei Jun, anunciou hoje que o muito aguardado Xiaomi YU7, o segundo veículo da marca e a sua estreia no segmento dos SUV, será lançado oficialmente no final de junho. A confirmação, avançada pelo site CarNewsChina, posiciona o novo modelo como um concorrente direto do popular Tesla Model Y, prometendo superá-lo em dimensões, potência e autonomia.
O evento de lançamento não se focará apenas no novo SUV. Será também palco para a apresentação de outros produtos, com destaque para o tablet Xiaomi Pad 7S Pro, que será o segundo dispositivo da marca a integrar o novo e potente chip Xuanjie O1.
Um SUV com ambições de topo
O Xiaomi YU7 não esconde a sua herança, partilhando a linguagem de design com o seu "irmão" mais velho, a berlina SU7. Elementos de assinatura como os faróis em formato de "gota de água" e os farolins traseiros "halo" marcam presença, conferindo uma identidade visual coesa à gama automóvel da gigante tecnológica.
No que toca a dimensões, o YU7 assume-se como um SUV de grande porte. Com 4999 mm de comprimento, 1996 mm de largura, 1600 mm de altura e uma distância entre eixos de 3000 mm, o modelo da Xiaomi é consideravelmente maior que o Tesla Model Y, prometendo um espaço interior mais generoso.
Tecnologia e segurança são as palavras de ordem
A aposta na segurança é um dos pilares do YU7. A Xiaomi equipou o seu novo SUV com aço de ultra-alta resistência de 2200 MPa nas barras anticolisão das portas dianteiras e traseiras. Segundo a marca, este reforço aumenta a capacidade de absorção de energia em 40,2% na frente e 25,4% na traseira, criando uma barreira de proteção significativamente mais robusta para os ocupantes em caso de impacto lateral.
A condução autónoma é gerida pela plataforma Nvidia Drive AGX Thor, que oferece uma impressionante capacidade de computação de 700 TOPS. De série, o YU7 inclui um sensor LiDar, um radar de ondas milimétricas 4D e sete câmaras de alta definição com tratamento antirreflexo, um arsenal tecnológico que suportará funções avançadas de assistência à condução.
Um cockpit panorâmico e interativo
No interior, a inovação continua com um design que a Xiaomi apelida de "cockpit de luxo envolvente de zona dupla". A peça central é o "Xiaomi Horizon Screen Panoramic Display", um sistema composto por três ecrãs Mini LED que criam uma projeção ultra-larga de 1,1 metros. Este ecrã permite a combinação flexível de cinco tipos de cartões de informação. Os passageiros do banco de trás não foram esquecidos e terão à sua disposição um ecrã de controlo móvel para uma experiência interativa melhorada.
Potência e autonomia para todos os gostos
O Xiaomi YU7 estará disponível em configurações de motor único e motor duplo. A versão de motor duplo, a mais potente, debita uma potência combinada de 508 kW (cerca de 681 cv) e atinge uma velocidade máxima de 253 km/h. Estará também disponível uma versão de tração integral com menor potência.
As baterias, fornecidas pela CATL, terão opções NMC (Níquel Manganês Cobalto) e LFP (Fosfato de Ferro-Lítio), com capacidades de 96,3 kWh e 101,7 kWh. A autonomia promete ser um dos pontos fortes, com as seguintes estimativas:
- Versão Standard: 835 km
- Versão Pro: 770 km
- Versão Max: 760 km
Preço e posicionamento no mercado
O preço inicial estimado na China é de 250.000 yuan. Numa conversão direta, este valor equivale a cerca de 32.000 euros. É crucial sublinhar que este valor serve apenas como referência, sendo expectável que o preço final em Portugal e no resto da Europa seja superior, devido a impostos, taxas de importação e custos de homologação. Ainda assim, com estas credenciais, o Xiaomi YU7 chega com a clara intenção de se afirmar como um dos mais fortes concorrentes no competitivo mercado dos SUV elétricos.
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