A Xiaomi, mais conhecida pela sua eletrónica de consumo, está a preparar-se para abalar novamente o mercado automóvel com o lançamento do seu segundo veículo elétrico, o SUV YU7, já na próxima quinta-feira. A empresa não está a ser modesta quanto às suas ambições, definindo um alvo claro: ultrapassar em vendas o Tesla Model Y, o SUV elétrico mais vendido do mundo, no mercado chinês.
O sucesso estrondoso do SU7 como precedente
A confiança da Xiaomi não surge do nada. O seu primeiro modelo, a berlina SU7, foi um sucesso sem precedentes que apanhou a indústria de surpresa. Embora a procura por um veículo com um design atrativo e especificações competentes a um bom preço fosse expectável, a rapidez com que a Xiaomi, uma novata no setor automóvel (divisão criada em 2021), conseguiu aumentar a produção e entregar mais de 180.000 unidades em menos de um ano foi notável.
O impacto do SU7 é visível na sua competição direta. Atualmente, o SU7 vende mais unidades na China do que o Tesla Model 3. A procura é tão elevada que o tempo de espera por um SU7 novo ultrapassa as 30 semanas. Em contrapartida, um Tesla Model 3 pode ser entregue numa semana, com a Tesla a oferecer financiamento a 0% para incentivar as encomendas, um sinal claro do efeito que o concorrente chinês teve nas suas vendas.
A mira apontada ao rei do mercado: o Tesla Model Y
Com a lição bem estudada, a Xiaomi vira agora a sua atenção para o desafio seguinte: o Tesla Model Y. Este modelo não é apenas o mais vendido da Tesla, mas o veículo mais vendido a nível mundial, tornando a meta da Xiaomi extremamente ambiciosa.
O CEO da Xiaomi, Lei Jun, confirmou abertamente esta estratégia. Numa publicação na rede social X, o executivo reconheceu o domínio do Model Y, mas afirmou sem rodeios: "O Model Y é um best-seller global e lidera o mercado de VEs há anos. Muitos de vós perguntaram se o Xiaomi YU7 pode superar as vendas do Model Y na China. Definimos isso como o nosso objetivo, com profundo respeito pelo que o Model Y conquistou."
Um objetivo ambicioso, mas possível?
Destronar o Model Y na China será uma tarefa hercúlea. A Tesla vende aproximadamente 80.000 unidades do seu SUV por trimestre no país, o dobro das vendas do Model 3, representando uma fatia significativa das suas entregas globais.
No entanto, subestimar a Xiaomi seria um erro. A empresa demonstrou com o SU7 uma capacidade extraordinária de entrar num mercado altamente competitivo e não só sobreviver, mas prosperar e redefinir as expectativas. O lançamento de quinta-feira será crucial para perceber se a gigante tecnológica consegue replicar a proeza e transformar uma ambição ousada numa nova realidade para o mercado de veículos elétricos.
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