
A Google anunciou esta quinta-feira o lançamento de uma nova funcionalidade de Inteligência Artificial que permite aos utilizadores experimentar roupa de forma virtual. A gigante tecnológica está também a implementar alertas de preços atualizados e antecipou uma futura ferramenta que permitirá explorar looks e inspiração para decoração de espaços utilizando imagens geradas por IA.
O lançamento oficial da funcionalidade de provador virtual surge dois meses após a Google ter iniciado os testes. A ferramenta permite que os utilizadores carreguem uma fotografia sua para experimentar virtualmente uma peça de roupa, oferecendo uma nova forma de interagir com as compras online.
Como funciona o novo provador virtual da Google?
Disponível a partir de hoje nos Estados Unidos, esta funcionalidade permite aos utilizadores experimentar artigos de vestuário diretamente no Shopping Graph da Google, através da Pesquisa, do Google Shopping e nos resultados de produtos no Google Imagens.

Para utilizar a ferramenta, basta tocar num produto de vestuário e selecionar o ícone "experimentar". De seguida, é necessário carregar uma fotografia de corpo inteiro. A partir daí, a tecnologia de IA da Google mostra como a peça de roupa poderá assentar no corpo do utilizador. É ainda possível guardar os visuais criados e partilhá-los com amigos.
Embora a Google já tenha oferecido tecnologia de provador virtual no passado, as versões anteriores focavam-se em mostrar os artigos numa vasta gama de modelos com diferentes tipos de corpo. Com esta nova implementação, a empresa eleva a fasquia ao permitir que os utilizadores se vejam a si próprios com a roupa, numa versão virtual do seu próprio corpo. Este investimento na área foi reforçado no mês passado com o lançamento da aplicação experimental Doppl, que utiliza uma tecnologia de IA generativa semelhante para visualizar diferentes outfits e até criar vídeos para uma perceção mais realista do movimento das peças.
Alertas de preço mais inteligentes e personalizados
A par do provador virtual, a Google melhorou os seus alertas de preços. Os utilizadores nos Estados Unidos podem agora definir um alerta para um produto específico, indicando não só o tamanho e a cor desejados, mas também o preço exato que estão dispostos a pagar.

"O Shopping Graph tem produtos e preços de toda a web — por isso, iremos notificá-lo quando houver uma oferta que corresponda aos seus critérios", explicou Danielle Buckley, Diretora de Compras para o Consumidor da Google, numa publicação no blog oficial da empresa. Desta forma, elimina-se a necessidade de verificar constantemente se um artigo atingiu o preço ideal.
O futuro das compras: inspiração gerada por IA a caminho
A Google revelou ainda que, no próximo outono, irá lançar uma nova funcionalidade de inspiração para looks e design de interiores. Os utilizadores poderão pedir, por exemplo, ideias de estilo para um "vestido verde esvoaçante para uma festa no jardim" ou conceitos de design para um quarto.
A tecnologia de correspondência visual da empresa irá gerar uma gama de opções visuais para o pedido e utilizar os 50 mil milhões de produtos do Shopping Graph para apresentar listas de artigos que correspondam visualmente às imagens geradas, prometendo tornar a experiência de compra ainda mais imersiva e personalizada.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!