
A Google continua a apostar forte na inteligência artificial para transformar a experiência de compras online. Depois de ter lançado uma ferramenta que permite experimentar roupa virtualmente, a gigante tecnológica expande agora esta funcionalidade para o mundo do calçado, permitindo que os utilizadores "calcem" sapatos a partir do conforto do sofá.
A novidade, disponível para já nos EUA, promete acabar com a dúvida de como um determinado par de sapatos ficará com a sua roupa favorita. A tecnologia utiliza a IA para criar uma imagem realista, ajudando a tomar decisões de compra mais informadas.
Como funciona esta nova magia da Google?
O processo é bastante simples e intuitivo. Ao navegar por sapatos na pesquisa Google, basta tocar no par que lhe interessa e selecionar a opção para experimentar. A partir daí, terá de carregar uma fotografia sua de corpo inteiro.
A inteligência artificial entra então em ação, substituindo digitalmente o calçado que está a usar na foto original pelo par que pretende comprar. Desta forma, consegue ter uma ideia visual imediata de como os sapatos combinam com o seu estilo e com uma roupa específica.
Dicas para um resultado perfeito (ou quase)
Para garantir que a experiência é o mais realista possível, a Google partilhou algumas recomendações no seu blog oficial. É aconselhável usar fotografias a solo, tiradas na vertical, com boa iluminação e um fundo que não seja demasiado confuso. Além disso, deve evitar roupa muito larga. A empresa alerta ainda que a funcionalidade não aceita fotografias de crianças e que só devem ser usadas imagens próprias ou com permissão.
É importante notar que a imagem gerada é uma aproximação e serve para dar uma ideia do aspeto visual. Não é uma garantia de que o tamanho ou o ajuste serão perfeitos na vida real. Por isso, não vale a pena culpar a Google se chegar à loja e o seu número não existir!
E a privacidade dos seus dados?
Numa era de crescente preocupação com a privacidade, a Google assegura que não recolhe nem armazena quaisquer dados biométricos a partir das fotografias carregadas. A empresa garante ainda que as imagens não serão utilizadas para treinar os seus modelos de IA nem partilhadas com outras aplicações ou terceiros. Se preferir, pode eliminar tanto a fotografia original como as imagens geradas pela funcionalidade a qualquer momento.
Esta novidade faz parte de um esforço mais vasto da Google para melhorar as suas capacidades como assistente de compras virtual. O "Modo IA" na pesquisa já permite fazer perguntas mais específicas sobre o estilo de um produto e continuar a conversa com o chatbot para refinar ainda mais os resultados visuais.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!