O mundo dos VTubers (YouTubers Virtuais) foi abalado por uma controvérsia de grande escala, depois de uma das suas maiores estrelas, Ironmouse, ter anunciado a sua saída da agência de talentos VShojo. Num vídeo emotivo publicado no dia 21 de julho, a popular streamer acusou a empresa de a ter enganado e de não lhe ter pago uma quantia significativa de dinheiro, incluindo mais de meio milhão de dólares destinados a uma instituição de caridade.
Com uma persona digital de uma rainha demónio de 6.669 anos, Ironmouse é uma gigante no universo do streaming, contando com mais de 2.3 milhões de seguidores na Twitch e 1.3 milhões de subscritores no YouTube. A sua popularidade foi consolidada com a vitória do prémio de "Criador de Conteúdo do Ano" nos Game Awards de 2023. A sua saída desencadeou um colapso quase total na agência, com a grande maioria dos talentos a seguir-lhe os passos.
O efeito dominó: VShojo desmorona-se em horas
Poucas horas após o vídeo de Ironmouse, o que parecia ser um conflito isolado transformou-se numa debandada geral. Dos 13 talentos listados no site da VShojo, 12 anunciaram publicamente que iriam abandonar a empresa. A onda de saídas confirmou a gravidade da situação.
Kson, uma VTuber com temática yakuza e 1.3 milhões de seguidores no YouTube, foi uma das que falou abertamente, corroborando as alegações de Ironmouse. Durante uma transmissão ao vivo no dia 22 de julho, afirmou: "A razão [da minha saída] é porque a VShojo não me pagou uma quantia significativa de dinheiro".
A maioria dos outros membros, embora confirmando a sua saída através das redes sociais, foram mais contidos nos detalhes, sugerindo a existência de implicações legais que os impedem de falar abertamente. No entanto, o sentimento de choque e desilusão era palpável. Projekt Melody escreveu na plataforma X: "Sim, vou sair da VShojo. Dei tudo de mim nesta empresa. Mas estou mais do que devastada com o que aconteceu e nunca, num milhão de anos, pensei que estaria a dizer estas palavras."
A causa no coração da polémica
O ponto central do conflito, segundo Ironmouse, está relacionado com uma maratona de subscrições que realizou na Twitch em 2024. Durante o evento, a streamer angariou mais de 500.000 dólares para a Immune Deficiency Foundation. Esta causa é particularmente importante para si, uma vez que a pessoa real por detrás da persona de Ironmouse sofre de Imunodeficiência Comum Variável (ICV).
"Como o dinheiro veio das minhas receitas da Twitch", explicou no seu vídeo, "era necessário que a VShojo fizesse a doação em meu nome". Ironmouse alega que esta doação nunca foi concretizada. "O que mais me magoa é que a Immune Deficiency Foundation (...) tem a receber mais de meio milhão de dólares da VShojo. (...) Fui instruída pelo meu advogado a aguardar que o processo legal se desenrole."
O fim de um "sonho" para a comunidade VTuber
Fundada em 2020, a VShojo posicionou-se no mercado com uma abordagem "talent first" (o talento em primeiro lugar), uma lufada de ar fresco numa indústria conhecida por agências que exercem controlo apertado sobre os seus criadores. Ao contrário do modelo tradicional, onde as agências detêm a propriedade intelectual das personas, a VShojo permitia que os VTubers mantivessem os direitos sobre as suas identidades digitais, mesmo que decidissem sair.
Esta filosofia atraiu grandes nomes e uma base de fãs leal, tornando a agência num porto seguro e num "sonho para muitos", como descreveu Biggles, uma artista e VTuber independente, ao site The Verge. O colapso da empresa representa, por isso, um duro golpe para a comunidade.
Da crise à solidariedade: a resposta da comunidade
Apesar da polémica, a história teve uma reviravolta inspiradora. Após anunciar que se tornaria uma VTuber independente, Ironmouse iniciou uma nova campanha de doações para compensar os fundos alegadamente retidos. A resposta da sua comunidade, dos seus ex-colegas da VShojo e dos respetivos fãs foi esmagadora. Em pouco tempo, a nova campanha angariou quase 1 milhão de dólares, demonstrando a força e a solidariedade que une o universo VTuber.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!