
Para assinalar o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, celebrado a 9 de agosto, a Microsoft anunciou uma iniciativa especial na plataforma Xbox para destacar e homenagear as vozes e histórias das comunidades indígenas no universo dos videojogos.
A celebração inclui uma coleção de jogos desenvolvidos por criadores indígenas, uma nova campanha para um título clássico e oportunidades para os jogadores apoiarem organizações dedicadas a estas comunidades. Segundo o Xbox Wire, o objetivo é promover uma representação mais autêntica que recupere narrativas históricas e imagine futuros fortalecidos, enraizados na tradição e na experiência vivida.
Uma nova narrativa em Age of Empires III
O grande destaque da iniciativa é o lançamento de "Shadow", uma nova campanha narrativa para Age of Empires III: Definitive Edition. A história foi escrita por Anthony Brave, descendente das nações Sicangu Oyate e Chippewa-Cree, que atuou como consultor cultural principal no desenvolvimento do jogo.
Contada a partir da perspetiva de um protagonista indígena, a campanha "Shadow" serve como exemplo do potencial criativo que se desbloqueia quando os criadores indígenas são capacitados para contar as suas próprias histórias, garantindo uma representação "precisa, detalhada e profundamente respeitosa". Esta abordagem contrasta com representações históricas que, como a própria Microsoft reconhece implicitamente, nem sempre foram as mais corretas.
Uma coleção de jogos para descobrir
Para além da nova campanha, a Xbox compilou uma seleção de jogos que refletem as perspetivas únicas dos seus criadores indígenas. A lista inclui títulos aclamados como:
Kena: Bridge of Spirits
Aztech: Forgotten Gods
Carto
Aritana and the Harpy’s Feather
Estes jogos demonstram como as diferentes visões culturais podem enriquecer o mundo do gaming.
Apoie a causa e personalize a sua consola
A iniciativa estende-se também à comunidade de jogadores nos Estados Unidos, que poderão doar os seus pontos Rewards a duas organizações que apoiam as comunidades indígenas: a AISES, que procura aumentar a representação de povos indígenas da América do Norte em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), e o First Nations Development Institute, que trabalha para fortalecer as economias e modos de vida das comunidades nativas.
Para completar a celebração, a Microsoft disponibilizou ainda um novo papel de parede e um fundo dinâmico para a interface da Xbox, permitindo que todos os jogadores possam personalizar a sua consola e participar nesta homenagem.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!