1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

MEO Cloud

A MEO está a preparar-se para descontinuar o MEO Cloud, a sua plataforma de armazenamento de ficheiros na nuvem. O serviço, que pretendia rivalizar com gigantes internacionais como o Google Drive ou o Mega, parece estar a chegar ao fim da sua vida útil, de acordo com comunicações enviadas a alguns utilizadores.

O fim de uma era para o "Cloud PT"

O serviço, que muitos talvez se lembrem de ter nascido como "Cloud PT", foi rebatizado em 2013, assumindo a marca MEO Cloud. A sua proposta era simples: oferecer um espaço na nuvem para os utilizadores guardarem os seus conteúdos digitais. A plataforma estava disponível não só para clientes da MEO, que por vezes beneficiavam de ofertas integradas, mas também para o público em geral.

Na sua fase mais popular, o MEO Cloud chegou a oferecer 16 GB de armazenamento gratuito, um valor que foi sofrendo alterações ao longo dos anos. Permitindo o upload de qualquer tipo de ficheiro e a partilha de conteúdos através de links diretos, a plataforma representou uma aposta nacional num mercado cada vez mais globalizado.

Uma batalha perdida contra os gigantes

Apesar dos esforços de promoção, o serviço nunca conseguiu verdadeiramente ameaçar a hegemonia dos seus concorrentes. A forte presença de alternativas internacionais e uma estrutura de preços nos planos pagos que, por norma, apresentava valores por gigabyte consideravelmente mais elevados, dificultaram a sua adoção em massa.

O que devem fazer os utilizadores?

Embora a MEO ainda não tenha feito um anúncio público no site oficial da plataforma, a informação sobre o encerramento começou a circular através de emails enviados a clientes com contas inativas. Nessas mensagens, a empresa alerta que o serviço será "brevemente descontinuado".

mensagem enviada por email

A MEO aconselha os utilizadores a efetuarem o login nas suas contas para as manterem ativas por enquanto, mas, mais importante, recomenda que realizem o download de todos os ficheiros armazenados na plataforma para evitar a sua perda. De momento, não foi avançada uma data concreta para o encerramento definitivo do serviço, mas a empresa promete fornecer mais detalhes em breve.

Acho que nunca irei entender Portugal e os empresários portugueses. Numa altura em que nascem as primeiras vozes discordantes que são levadas a sério, em relação a esta aberrante dependência tecnológica da América, quando a Europa não tem nenhuma necessidade disso, em Portugal decide-se ir em contraciclo. Pior ainda, descontinua-se algo que noutros países começa a ser valorizado, havendo já diversos projetos que estão a nascer precisamente para incentivar a implementação de tecnologias europeias com o selo de proteção da União Europeia.

A sapo tinha tanta coisa boa no passado, a meo cloud era muito apreciada até por comunidades fora de Portugal, mas é tudo descontinuado, porque aqui gostamos mais de turistas, parece um campo de cultivo para o turismo. Enquanto isso a Alemanha, a Finlândia, a Noruega ou até a própria França começam a lançar várias propostas interessantes para terem alternativas aos atuais padrões. Pode ser que quando as clouds estiverem em desuso, em Portugal se lance novamente um serviço próprio...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech