
Se tem tido problemas a ver os seus filmes e séries favoritos no Windows 11, saiba que não está sozinho. A Microsoft confirmou uma falha que afetava a reprodução de vídeos com proteção de direitos de autor, mas já lançou uma correção que, no entanto, pode não resolver o problema para todos.
Um problema que congelava a imagem
O erro, que afeta os sistemas com a versão Windows 11 24H2, surgiu após a instalação da atualização de antevisão de agosto de 2025 (KB5064081). Os utilizadores queixavam-se de congelamentos, ecrãs pretos e interrupções constantes ao tentar reproduzir conteúdo protegido por Gestão de Direitos Digitais (DRM).
Isto significa que ver um Blu-ray, DVD ou até mesmo alguns conteúdos de TV Digital se tornou uma dor de cabeça. A Microsoft reconheceu a falha, explicando que afetava aplicações que usam tecnologias como o Enhanced Video Renderer para garantir a proteção de copyright.
A solução chegou, mas não é para todos
Para resolver a situação, a empresa lançou agora a atualização de antevisão de setembro (KB5065789), que afirma ter "resolvido parcialmente" o problema. Segundo a gigante tecnológica, a maioria dos problemas relacionados com a reprodução de vídeo protegido por DRM deverá ficar corrigida.
No entanto, a própria empresa admite que a solução não é completa. "Algumas aplicações que usam DRM para áudio digital podem continuar a experienciar problemas", pode ler-se no painel de estado de saúde do Windows. A recomendação é clara: instalar a atualização mais recente para garantir que recebe esta e outras melhorias importantes.
Um mês de agosto complicado para a Microsoft
Esta falha de DRM foi apenas a ponta do icebergue de um mês de agosto particularmente problemático para as atualizações do Windows. A empresa viu-se obrigada a corrigir vários outros erros introduzidos, incluindo um que provocava pedidos de autorização inesperados a utilizadores sem privilégios de administrador ao instalar aplicações.
Outros problemas resolvidos incluíram atrasos e falhas graves em software de streaming NDI, erros na entrega de atualizações de segurança através do WSUS e até uma falha que impedia as operações de reposição e recuperação do sistema operativo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!