
A AOL, uma das marcas mais emblemáticas dos primórdios da internet, poderá estar prestes a mudar de mãos novamente. A Yahoo! Inc., atual empresa-mãe, está em negociações avançadas para vender o histórico fornecedor de serviços online à empresa italiana Bending Spoons por cerca de 1,4 mil milhões de dólares (aproximadamente 1,3 mil milhões de euros).
Segundo informações avançadas pela agência de notícias Reuters, o negócio está numa fase adiantada, embora ainda não tenha sido finalizado, existindo a possibilidade de as negociações não chegarem a bom porto. Esta potencial venda surge poucos meses depois de a AOL ter anunciado o fim do seu icónico serviço de internet por dial-up.
Uma queda vertiginosa no valor
O valor de 1,4 mil milhões de dólares representa uma sombra do que a AOL já foi. No auge da sua popularidade, no início dos anos 2000, a empresa chegou a ser avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares. Desde então, a sua história tem sido marcada por uma série de aquisições e desvalorizações.
A transação mais recente ocorreu em 2021, quando a empresa de capital de risco Apollo Global Management adquiriu 90% do grupo de media da Verizon, que incluía a AOL e a Yahoo!, num negócio avaliado em 5 mil milhões de dólares. A concretizar-se, esta nova venda permitiria à Apollo recuperar parte do seu investimento.
Quem é a Bending Spoons?
A compradora, Bending Spoons, é uma proeminente empresa de tecnologia sediada em Milão, conhecida por adquirir empresas de tecnologia em aparente declínio para as revitalizar. Um dos seus negócios mais recentes foi a compra da plataforma de vídeo Vimeo, por 1,38 mil milhões de dólares.
Avaliada em 2,55 mil milhões de dólares em 2024, a Bending Spoons tem vindo a expandir o seu portfólio de aplicações e serviços, que já contam com mais de 300 milhões de utilizadores mensais em todo o mundo.
O que ainda resta da AOL?
Apesar da sua perda de relevância, a AOL ainda detém uma base considerável de clientes e continua a gerar receitas através de publicidade, serviços de subscrição e do tráfego no seu portal. Para a Bending Spoons, a aquisição da AOL representaria uma oportunidade para aumentar significativamente a sua base de utilizadores e integrar os ativos da antiga gigante da internet na sua estratégia de crescimento. Resta agora aguardar pelos próximos dias para saber se o negócio será oficialmente confirmado.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!