1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple logo

A Apple removeu da sua loja de aplicações, a App Store, a aplicação ICEBlock. Esta ferramenta tornou-se popular nos Estados Unidos durante o verão por permitir que os utilizadores sinalizassem a localização de agentes da autoridade do departamento de imigração, conhecido pela sigla ICE. A decisão surge após pressão direta da administração Trump.

A notícia foi inicialmente avançada pelos próprios criadores da aplicação, que partilharam uma comunicação da Apple na rede social Bluesky. "Acabámos de receber uma mensagem da App Review da Apple a informar que a ICEBlock foi removida da App Store devido a ‘conteúdo questionável’", escreveram, acrescentando que a única justificação que encontravam era a "pressão da administração Trump".

A confirmação da Casa Branca

Pouco depois, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, confirmou em declarações à Fox News que a remoção foi, de facto, resultado de um pedido do governo. "Entrámos em contacto com a Apple a exigir que removessem a ICEBlock da App Store - e a Apple fê-lo", declarou Bondi.

A justificação apresentada pelo governo é que a aplicação colocava em perigo a segurança dos agentes no terreno. "A ICEBlock foi criada para colocar os agentes em risco por apenas fazerem o seu trabalho, e a violência contra as autoridades é uma linha vermelha intolerável que não pode ser ultrapassada", afirmou a procuradora-geral.

Desenvolvedor nega acusações

As acusações foram prontamente refutadas por Joshua Aaron, o programador por trás da ICEBlock. Em resposta à Fox News, Aaron classificou as alegações como "comprovadamente falsas", sublinhando que a Apple lhe comunicou ter recebido informações das autoridades sobre os alegados riscos de segurança, algo que o developer contesta veementemente.

A posição oficial da Apple

Num comunicado enviado ao site Business Insider, a Apple justificou a sua decisão, alinhando-a com políticas anteriores relativas a aplicações semelhantes. A gigante tecnológica afirmou que a remoção da ICEBlock reflete ações tomadas no passado contra outras apps criadas para assinalar a presença de autoridades.

"Criámos a App Store para ser um lugar seguro e confiável para descobrir aplicações. Com base nas informações que recebemos das autoridades sobre os riscos de segurança associados à ICEBlock, decidimos removê-la da App Store, assim como apps similares", pode ler-se na nota oficial da empresa de Cupertino.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech