1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Qualcomm sede

 

A Qualcomm, uma das maiores fabricantes de processadores do mundo, enfrenta a partir de hoje um processo judicial no Reino Unido que a pode condenar a pagar uma indemnização de 553 milhões de euros. A empresa é acusada de práticas anti-concorrenciais que terão resultado em preços mais elevados para milhões de smartphones da Apple e Samsung.

 

O caso, levado ao Tribunal de Recurso da Concorrência em Londres pelo grupo de defesa do consumidor Which?, representa quase 30 milhões de pessoas que compraram telemóveis das duas marcas entre 1 de outubro de 2015 e 9 de janeiro de 2024.

 

Preços inflacionados na mira da justiça

 

A acusação central alega que a Qualcomm utilizou a sua posição dominante no mercado para forçar gigantes como a Apple e a Samsung a pagar custos inflacionados e taxas de licenciamento por componentes essenciais. Estes custos, segundo a acusação, foram depois repercutidos no preço final pago pelos consumidores.

 

Se o tribunal der razão ao grupo Which?, a Qualcomm poderá ser obrigada a pagar 480 milhões de libras, o equivalente a cerca de 19,6 euros por cada utilizador afetado. De acordo com a BBC, o julgamento deverá durar aproximadamente cinco semanas, durante as quais se tentará apurar se a fabricante de chips abusou efetivamente da sua posição no mercado. A Qualcomm já veio a público afirmar que o caso não tem qualquer fundamento.

 

Um histórico de batalhas legais na Europa

 

Esta não é a primeira vez que a empresa se vê envolvida em polémicas de concorrência. Em 2018, a Comissão Europeia aplicou uma multa de 997 milhões de euros à Qualcomm, acusando-a de pagar à Apple para utilizar exclusivamente os seus processadores, bloqueando assim a concorrência de rivais como a Intel.

 

Na altura, a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, afirmou que as ações da empresa impediam que qualquer rival pudesse competir eficazmente, independentemente da qualidade dos seus produtos. No entanto, o Tribunal Geral da União Europeia acabou por anular essa decisão, dando a vitória à Qualcomm.

Para Anabel Hoult, líder do grupo Which?, este novo processo representa um momento crucial. "Mostra como o poder dos consumidores, apoiados pela organização, pode ser usado para fazer frente às grandes empresas se estas abusarem da sua posição dominante", declarou.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech