
A Microsoft está a preparar uma alteração na forma como o Outlook lida com imagens, uma mudança que, apesar de visar a melhoria da segurança, poderá causar problemas em alguns add-ins. A atualização afeta o novo Outlook para Windows e a sua versão web.
A gigante tecnológica tem feito um esforço considerável para incentivar a transição dos utilizadores para a nova experiência do Outlook, embora enfrente alguma resistência por parte de quem prefere a versão clássica. Agora, a empresa anuncia uma modificação técnica que promete tornar a plataforma mais segura.
Uma alteração focada na segurança
Segundo uma publicação no blog de desenvolvimento da Microsoft, a mudança reside na forma como as imagens incorporadas nos e-mails são representadas no código HTML. Atualmente, estas imagens contêm uma identificação de anexo (attachment ID), que é utilizada por muitos programadores de add-ins para processar as imagens.
Com a nova implementação, a Microsoft irá substituir essa identificação por uma ID de conteúdo (content ID). A razão para esta alteração é reforçar a segurança, passando a usar um método de chamada que inclui um token de autenticação no cabeçalho do pedido, em vez de um pedido GET mais simples. Curiosamente, esta é uma prática que a versão clássica do Outlook para Windows já utiliza.
O que muda para utilizadores e programadores?
Para o utilizador comum, esta alteração deverá passar completamente despercebida. No entanto, para os programadores, representa uma "breaking change", ou seja, uma alteração que pode "partir" o funcionamento de add-ins que dependam da lógica antiga para processar imagens.
A Microsoft apela aos programadores para que atualizem a lógica de análise de conteúdo dos seus add-ins para se adaptarem a esta nova realidade. A atualização começará a ser implementada para todos os utilizadores a partir de 15 de novembro, pelo que é crucial que as modificações sejam feitas antes dessa data. Caso contrário, os utilizadores de add-ins que não sejam atualizados poderão encontrar problemas no seu funcionamento.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!