
A contagem decrescente terminou. A Microsoft lançou o Windows 10 há quase uma década e prepara-se para terminar oficialmente o seu suporte na próxima semana, a 14 de outubro de 2025. Para milhões de utilizadores, isto significa que os seus computadores deixarão de receber atualizações, incluindo as cruciais correções de segurança.
Numa altura em que os ciberataques em Portugal disparam, manter um computador ligado à internet sem atualizações de segurança é um risco que deve ser evitado a todo o custo. Felizmente, se o seu PC ainda corre o Windows 10, existem várias opções para garantir que continua protegido.
Opção 1: Ganhar tempo com as Atualizações de Segurança Alargadas (ESU)
A solução mais direta é, provavelmente, aderir ao programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU) da Microsoft. Para os utilizadores domésticos, este programa estende o suporte por mais um ano, dando-lhe tempo para decidir o próximo passo.
A melhor parte? Para os utilizadores no Espaço Económico Europeu, que inclui Portugal, a adesão a este primeiro ano de ESU é gratuita. Para os restantes, a Microsoft oferece opções pagas ou através de pontos Rewards. A inscrição pode ser feita através das Definições de "Atualizações e Segurança" ou, para quem usa contas locais, através de um prático script de código aberto que simplifica o processo.
Opção 2: Atualizar para o Windows 11 (mesmo em PCs incompatíveis)
O caminho natural para muitos será a atualização para o Windows 11. Esta atualização é gratuita para a maioria dos equipamentos com Windows 10. No entanto, a Microsoft alterou os requisitos de sistema, o que significa que muitos computadores mais antigos não são oficialmente compatíveis.
Para verificar se o seu PC é elegível, pode usar a aplicação oficial PC Health Check da Microsoft. Se for compatível, a atualização deverá aparecer nas Definições. Se não for, nem tudo está perdido. Ferramentas de código aberto como o Flyoobe ou o popular Rufus permitem instalar o Windows 11 em hardware não suportado, tratando de todas as modificações necessárias por si.
Opção 3: Recorrer a ajuda externa com o 0Patch
Uma alternativa de terceiros é o serviço 0Patch, que fornecerá atualizações de segurança críticas para o Windows 10 assim que o suporte oficial terminar. O serviço funciona através da instalação de um pequeno programa que aplica correções diretamente na memória do sistema.
Com um custo a rondar os 29 euros por ano, o 0Patch oferece também suporte para outros produtos Microsoft descontinuados, como versões antigas do Office. A 0Patch planeia dar suporte ao Windows 10 pelo menos até 2030, representando uma solução a longo prazo.
Opção 4: Mudar de ares e migrar para Linux
Esta é talvez a opção mais intimidante, mas também a que pode ser mais recompensadora a longo prazo. Mudar para uma distribuição de Linux é totalmente gratuito e oferece um ambiente seguro e moderno.
No entanto, há pontos a ter em conta: será necessário migrar os seus dados, nem todas as aplicações e jogos do Windows estarão disponíveis (embora existam muitas alternativas) e haverá uma curva de aprendizagem. Se esta for a sua escolha, uma boa estratégia é aderir ao ESU gratuito por um ano e usar esse tempo para se preparar para a transição.
Opção 5: Comprar um novo computador
Esta é, claro, a opção recomendada pela Microsoft. Se o seu PC já tem alguns anos e não é compatível com o Windows 11, talvez seja a altura ideal para um upgrade de hardware. Se este for o caso, há várias decisões a tomar.
Precisa de funcionalidades de inteligência artificial? Procure por computadores com a etiqueta Copilot+ PCs. É um entusiasta de videojogos ou precisa de uma máquina para trabalho pesado? Ou talvez precise apenas de um equipamento para navegar na internet e ver streams, caso em que um mini PC pode ser a solução ideal. A chegada de novas ferramentas como o Copilot a navegar na internet pode justificar o investimento num novo equipamento.
O fim do suporte do Windows 10 está iminente, mas o pânico não é necessário. Com várias opções disponíveis, desde extensões de suporte a novos sistemas operativos, garantir a segurança do seu computador está ao seu alcance.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!