
Depois de um ligeiro atraso, já há fumo branco. A equipa responsável pelo Fedora deu "luz verde" para o lançamento da versão 43 da popular distribuição de Linux, que fica assim agendada para a próxima terça-feira, 28 de outubro. A decisão foi tomada numa reunião "Go/No-Go" após a resolução de todas as falhas críticas (os chamados blocker bugs) que tinham adiado a data de lançamento inicial, prevista para 21 de outubro.
O fim da linha para o Fedora 41
Esta nova data é crucial não só para quem espera pela nova versão, mas também para os utilizadores mais atrasados. Com a chegada do Fedora 43, o calendário de suporte é atualizado e o Fedora 41 chegará oficialmente ao fim da sua vida a 26 de novembro. Se ainda utiliza esta versão, está na altura de começar a pensar na atualização.
As grandes novidades do Fedora 43
Como é habitual, o Fedora 43 chega recheado com o software mais recente do mundo open-source. Entre os destaques encontram-se o kernel Linux 6.17, o novo ambiente de trabalho GNOME 49 e a linguagem de programação Python 3.14. Além disso, esta versão continua a refinar o instalador Anaconda WebUI e implementa de forma definitiva o suporte exclusivo a Wayland para o GNOME.
Uma alternativa de peso ao Windows 10
Numa altura em que o suporte para o Windows 10 chegou ao fim, muitos utilizadores procuram alternativas para prolongar a vida dos seus computadores. O Fedora 43 apresenta-se como uma excelente opção. Todas as variantes serão atualizadas, incluindo as edições atómicas como o Fedora Silverblue, que se destaca por oferecer um sistema imutável e seguro, semelhante ao ChromeOS, mas com todo o poder de um ambiente de trabalho completo.
A partir da próxima semana, poderá descarregar a nova versão diretamente do site oficial. Se já for utilizador do Fedora, bastará procurar pela atualização na aplicação de Software do sistema.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!