
Como já é do seu conhecimento há algum tempo, a Microsoft determinou que o Windows 10 atingirá o seu "fim de vida" a 14 de outubro. Embora os computadores com este sistema operativo continuem a funcionar após essa data, deixarão de receber atualizações de segurança cruciais por defeito. Perante este cenário, restam-lhe três opções para garantir que o seu computador permanece seguro.
Pode optar por atualizar gratuitamente para o Windows 11 se o seu computador for compatível, comprar um novo PC que já venha com o Windows 11 pré-instalado (ou escolher uma alternativa, como um Mac ou um Chromebook), ou, por fim, inscrever-se nas Atualizações de Segurança Alargadas (ESU), que lhe permitem adiar a decisão por mais um ano.
Visto que esta última opção é a mais simples — e em muitos casos, gratuita — é nela que nos vamos focar. Vamos guiá-lo pelos passos necessários para manter o Windows 10 no seu PC... pelo menos por agora.
Como aderir às Atualizações de Segurança Alargadas do Windows 10
Podemos questionar os motivos da Microsoft para terminar o suporte do Windows 10, mesmo funcionando perfeitamente na maioria dos PCs mais antigos. No entanto, sem as atualizações de segurança periódicas, o seu computador ficará cada vez mais vulnerável a malware a cada semana que passa. Para contornar este problema, a adesão ao programa ESU garante-lhe mais um ano de utilização segura do Windows 10.
Inicialmente, a Microsoft sugeriu que esta extensão de 12 meses teria um custo associado, mas agora existe uma via gratuita para os utilizadores. A boa notícia para os utilizadores europeus é que esta opção gratuita não tem quaisquer contrapartidas. Veja como proceder.
Passo 1: Verifique se o seu PC está atualizado
Para saber se o seu computador está em dia, aceda a Definições > Sistema > Acerca de e desça até encontrar a versão do sistema. Caso não esteja atualizado, certifique-se de que instala todas as atualizações do Windows 10 disponíveis.
Passo 2: Certifique-se de que está a usar uma conta de administrador
Se partilha o computador com outras pessoas, garanta que tem a sessão iniciada na conta de administrador. Normalmente, é a primeira conta criada no PC. Saberá que é a correta quando vir "Administrador" por baixo do seu nome (pode verificar em Definições > A sua informação).
Passo 3: Verifique a elegibilidade para o Windows 11
Se o sistema lhe apresentar a opção de atualizar para o Windows 11, o melhor é fazê-lo. É gratuito e mantém-no no ecossistema mais recente do Windows. Caso contrário, siga os passos seguintes para manter o seu computador protegido com as atualizações de segurança.
Passo 4: Inscreva-se nas Atualizações de Segurança Alargadas
Aceda ao menu Definições e selecione "Atualizações e Segurança". Clique na ligação para "Inscrever-se agora". Mais uma vez, poderá surgir a opção para descarregar o Windows 11 se o seu computador cumprir os requisitos (se for o caso, é a via recomendada). Se não vir a ligação para se inscrever, provavelmente precisa de instalar as atualizações mais recentes do Windows 10, como mencionado no primeiro passo.
Passo 5: Escolha o seu método de adesão
De seguida, terá de escolher como se quer inscrever. A forma mais fácil é fazer uma cópia de segurança das definições do seu PC, o que é gratuito mas demora algum tempo. Para este processo, necessita de estar a usar a sua conta de administrador.
A opção gratuita nos EUA implica associar o login do Windows aos serviços online da Microsoft e tem um limite de 5 GB de armazenamento no OneDrive. No entanto, para os utilizadores europeus, a adesão é gratuita e sem condições.

Assim que iniciar sessão, surgirá uma janela com a mensagem "Adicionar este dispositivo para receber Atualizações de Segurança Alargadas". Clique em "Adicionar Dispositivo" para o inscrever e, de seguida, em "Concluído". O processo, conforme demonstrado numa captura de ecrã do canal de YouTube Explaining Computers, é bastante direto.
E está feito! Pelo menos até ao próximo ano. Agora tem mais 12 meses para planear a sua transição definitiva para o Windows 11. Manter-nos-emos atentos a quaisquer novidades no próximo ano e atualizaremos esta informação assim que existirem novos desenvolvimentos.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!