
A Microsoft continua a sua campanha para incentivar a utilização de uma Conta Microsoft (MSA) durante a instalação do Windows 11, dificultando cada vez mais a criação de contas locais. A empresa defende que uma MSA oferece vantagens, como a recuperação da encriptação BitLocker, mas muitos utilizadores preferem a simplicidade e privacidade de uma conta offline.
Nos últimos tempos, a gigante tecnológica tem vindo a eliminar os "truques" que permitiam contornar a exigência de uma ligação à internet e de uma Conta Microsoft. A atualização KB5053658, lançada no início do ano, bloqueou o conhecido comando BYPASSNRO quando o computador está ligado à internet.
Agora, com as mais recentes builds de teste do Windows 11 25H2, a Microsoft bloqueou outro método popular: o comando "start ms-cxh:localonly", que permitia criar rapidamente uma conta local durante a configuração inicial (OOBE).
Segundo a Microsoft, esta remoção visa garantir que os utilizadores não "saltem inadvertidamente ecrãs de configuração críticos", o que poderia resultar num dispositivo mal configurado. A empresa reitera que os utilizadores devem completar a configuração com uma ligação à internet e uma Conta Microsoft para assegurar que o dispositivo fica corretamente preparado para utilização.
Ainda existe uma solução para utilizadores do Windows 11 Pro
Apesar deste aperto, ainda existe uma forma oficial de contornar a exigência, como destacado pelo YouTuber ThioJoe. Este método, no entanto, funciona apenas para quem está a instalar a edição Pro do Windows 11, deixando os utilizadores da versão Home sem esta alternativa.
O processo é relativamente simples:
Durante a instalação, no ecrã de configuração, escolha a opção "Configurar para trabalho ou escola" em vez de "Configurar para uso pessoal".
No ecrã seguinte, selecione "Opções de início de sessão".
Por fim, escolha a opção "Associar a um domínio".

Ao seguir estes passos, o sistema permitirá a criação de uma conta local, saltando a necessidade de uma Conta Microsoft. Resta saber por quanto tempo esta última "porta aberta" se manterá disponível, dado o histórico da empresa em gradualmente eliminar todas as alternativas.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!