
A muito aguardada versão 5.0 do Blender, a popular suite de criação 3D gratuita e de código aberto, entrou hoje em fase de testes beta pública. Esta nova versão promete trazer um leque de novidades entusiasmantes para modelação, animação, simulação, renderização e edição de vídeo.
Suporte para HDR e cores mais vivas
Uma das principais novidades do Blender 5.0 é o suporte melhorado para a exibição de cores em HDR (High Dynamic Range) e Wide Gamut. Esta atualização introduz um espaço de cor funcional para os ficheiros Blend, novos ecrãs Rec.2100-PQ e Rec.2100-HLG, e novas visualizações ACES 1.3 e 2.0. Destaca-se ainda a nova visualização AgX HDR e um novo nó "Convert to Display" no compositor.
Para os utilizadores de Linux, é importante notar que o novo suporte para HDR e Wide Gamut funciona apenas em Wayland e requer a seleção do backend Vulkan nas preferências de sistema do Blender.
Melhorias na renderização e animação
O motor de renderização de volumes foi atualizado com um novo algoritmo baseado em "null scattering", prometendo resultados mais realistas. No campo da animação, foi introduzido um novo operador "Jump Time by Delta", que permite avançar ou recuar no tempo por um intervalo especificado pelo utilizador.
As ferramentas de desenho de curvas foram renovadas para suportar o novo tipo de objeto "Curves", e uma nova opção de exibição "Cylinder" permite renderizar curvas mais espessas sem o aspeto achatado de fita. A nova versão inclui também um pacote de malhas base humanas (human base mesh) com esqueletos realistas e suporte para o algoritmo de compressão sem perdas Zstd (Zstandard) para caches de pontos.
Interface renovada e mais intuitiva
A interface do Blender 5.0 recebeu várias melhorias de usabilidade. Agora é possível arrastar e soltar elementos na lista de Shape Keys, e as barras laterais suportam o "snapping". Foi também adicionada a opção "Delete Other Workspaces" no menu de contexto dos separadores de espaços de trabalho e a capacidade de colapsar as curvas de pressão de pintura.
As configurações de temas foram significativamente alteradas para facilitar a criação de temas personalizados, com a unificação de várias definições e a remoção de mais de 300 opções. Além disso, o Blender 5.0 introduz um novo modelo e espaço de trabalho dedicado a Storyboarding. Para mais detalhes sobre todas as alterações, pode consultar as notas de lançamento.
Se quiser experimentar o Blender 5.0, pode descarregar a versão beta como um pacote binário para sistemas de 64 bits a partir do site oficial. No entanto, é importante lembrar que se trata de uma versão de pré-lançamento, não sendo adequada para ambientes de produção. O lançamento final do Blender 5.0 está previsto para 5 de novembro de 2025.











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