
As atualizações 'Patch Tuesday' da Microsoft, embora essenciais para a segurança, podem por vezes introduzir problemas inesperados. É o que está a acontecer com uma falha recente no Windows Server 2025, que está a causar dores de cabeça a administradores de TI em grandes organizações.
A Microsoft confirmou, através de uma atualização no seu painel de Estado do Windows, que está a investigar um problema relacionado com o Active Directory (AD). A falha afeta a sincronização de diretórios (DirSync) em implementações locais e pode levar a falhas de sincronização.
O que está a causar o problema?
Segundo a Microsoft, o problema foi introduzido com as atualizações de segurança de setembro, nomeadamente a partir da atualização KB5065426. A falha manifesta-se especificamente quando o tamanho de um grupo de segurança do Active Directory excede os 10.000 membros, o que significa que afeta principalmente empresas de grande dimensão.
Embora as organizações mais pequenas possam não ser afetadas, o potencial de perturbação é considerável, dado que o erro compromete a funcionalidade em clientes com infraestruturas de grande escala, onde a sincronização correta do Active Directory é vital para inúmeras operações.
Microsoft sem solução definitiva, mas com alternativa temporária
Até ao momento, a Microsoft ainda não disponibilizou uma correção definitiva para o problema. No entanto, para os administradores de sistemas afetados, a empresa propõe uma solução temporária que envolve uma alteração no Registo do Windows.
Os valores a modificar são os seguintes:
Caminho:
Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\OverridesNome:
2362988687Tipo:
REG_DWORDValor:
0
A Microsoft adverte que a modificação incorreta do Registo do Windows pode resultar em danos irrecuperáveis no sistema, pelo que o procedimento deve ser realizado com extrema cautela e por profissionais experientes. Aconselha-se a consulta da documentação oficial sobre o Registo do Windows para utilizadores avançados antes de aplicar esta solução.
A empresa promete lançar uma correção mais fiável numa "futura atualização do Windows", mas não adiantou uma data específica. Até lá, os administradores de TI de grandes empresas terão de recorrer a esta solução temporária, enquanto aguardam por uma resolução permanente que garanta a estabilidade dos seus sistemas.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!