
O Zed, o editor de código conhecido pela sua velocidade estonteante, acaba de dar um passo de gigante na programação assistida por IA. Respondendo a um forte pedido da comunidade, a equipa de desenvolvimento anunciou a integração oficial do Codex, o poderoso modelo de inteligência artificial da OpenAI, que se junta a outros assistentes já disponíveis como o Claude Code da Anthropic e o Gemini CLI da Google.
A integração é feita através do Agent Client Protocol (ACP), permitindo aos utilizadores iniciar o Codex diretamente a partir do menu "New Thread" do editor. A novidade foi detalhada pela equipa de desenvolvimento no blog oficial do Zed.
A privacidade como prioridade
Para os programadores preocupados com a confidencialidade do seu trabalho, o Zed garante que todas as interações com o Codex são privadas. As instruções (prompts) e o código são enviados diretamente entre o utilizador e os servidores da OpenAI, sem que o Zed processe, armazene ou cobre pelo uso de agentes externos.
Um presente para a comunidade: adaptador em código aberto
Numa jogada que reforça o seu compromisso com a comunidade de desenvolvimento, a equipa do Zed decidiu também abrir o código do adaptador Codex-ACP. Esta decisão permite que os programadores possam utilizar esta ponte de integração fora do editor, aplicando-a nos seus próprios projetos e ferramentas.
Os detalhes técnicos da nova integração
Ao contrário de outros agentes de IA já integrados, o Codex executa comandos de terminal no seu próprio processo, transmitindo os resultados para o cliente em modo não-PTY. Na prática, esta abordagem técnica reduz a probabilidade de o editor "congelar" durante a execução de tarefas, embora possa oferecer um pouco menos de interatividade. A equipa do Zed está a avaliar ambos os modos (PTY e não-PTY) para guiar futuras melhorias no protocolo ACP e otimizar ainda mais a experiência do utilizador.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!