
Para muitos programadores, o encerramento do Atom pela Microsoft foi o fim de uma era, abrindo ainda mais espaço para o domínio do VS Code. No entanto, a equipa original por trás do Atom não baixou os braços e criou o Zed, um editor de código que promete ser uma alternativa de peso. Após um período de exclusividade para Mac e Linux, a espera terminou: a versão estável para Windows já está entre nós.
Conforme anunciado pela Zed Industries no seu blog oficial, o editor está agora pronto para conquistar os desktops de milhões de developers que procuram uma experiência de programação mais rápida e eficiente.
Nascido para ser rápido, não para ser mais um clone
Ao contrário de muitos editores no mercado, o Zed não é mais uma variante do VS Code. Foi construído de raiz em Rust e utiliza uma framework de interface de utilizador (UI) própria, a GPUI. A equipa de desenvolvimento desenhou a GPUI para funcionar como um motor de jogo, aproveitando o poder da placa gráfica (GPU) para renderizar a interface e garantir uma fluidez e velocidade impressionantes.

Esta abordagem torna o Zed consideravelmente mais eficiente no consumo de memória do que os seus concorrentes baseados em Electron, um dos pontos mais criticados em editores como o VS Code. O resultado é uma experiência de utilização que se sente incrivelmente responsiva.
Uma experiência Windows de primeira classe
A equipa da Zed Industries garante que não se limitou a "copiar e colar" a versão de outras plataformas. Foi criada uma equipa dedicada ao Windows para assegurar uma integração profunda e nativa com o sistema operativo. Em vez de uma aplicação web disfarçada, o Zed para Windows utiliza o DirectX 11 e o DirectWrite para a renderização, garantindo que o visual e a sensação são genuinamente Windows.
Entre as funcionalidades de destaque estão:
Integração com WSL e SSH: É possível abrir pastas do Subsistema Windows para Linux diretamente no terminal ou ligar-se a um servidor remoto via SSH. Todo o processamento pesado, como operações de ficheiros e a execução de servidores de linguagem, acontece na máquina remota, mantendo o editor local leve e rápido.
Extensões e IA: As extensões são totalmente compatíveis, graças ao WebAssembly, o que significa que os developers não precisam de se preocupar com a adaptação de código para os caminhos de ficheiros do Windows. Além disso, todas as funcionalidades de Inteligência Artificial, como a edição preditiva e os agentes baseados no protocolo ACP, estão disponíveis.
O percurso até esta versão estável foi, no entanto, atribulado. A equipa inicialmente tentou usar o mesmo motor de renderização baseado em Vulkan que utiliza no Linux, mas encontrou vários problemas de compatibilidade. A solução passou por desenvolver um motor totalmente novo assente no DirectX 11, demonstrando o compromisso em criar uma versão de alta qualidade para o ecossistema da Microsoft.











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