
A Meta anunciou uma alteração significativa nas suas políticas que irá colocar um ponto final na integração de chatbots de Inteligência Artificial com o WhatsApp. A decisão, que entrará em vigor a 15 de janeiro de 2026, significa que a popular funcionalidade de aceder ao ChatGPT diretamente através da aplicação de mensagens será descontinuada.
A medida irá afetar cerca de 50 milhões de pessoas que utilizavam o serviço de mensagens como interface para interagir com a ferramenta da OpenAI. Lançada em dezembro de 2024, a integração não chegará a completar dois anos de existência.
A resposta da OpenAI
Pouco depois do anúncio da Meta, a OpenAI emitiu um comunicado a lamentar a decisão e a focar-se em facilitar a transição para os utilizadores. Numa publicação no seu site oficial, a empresa declarou: "Infelizmente, devido a uma mudança de política e termos do WhatsApp, o ChatGPT não estará mais disponível no WhatsApp após 15 de janeiro de 2026. Embora preferíssemos continuar a servi-lo no WhatsApp, estamos focados em tornar a transição o mais fácil possível para todos os nossos utilizadores."
A criadora do ChatGPT incentiva os utilizadores a migrarem para as suas aplicações oficiais, disponíveis para iOS, Android, web e macOS, onde encontrarão funcionalidades adicionais como conversas por voz e uploads de ficheiros.
Para não perder o histórico de conversas, os utilizadores podem aceder ao URL presente nas informações de perfil do bot no WhatsApp e usar o seu número de telemóvel para sincronizar os dados com a sua conta OpenAI.
Esta mudança surge numa altura em que o WhatsApp tem vindo a introduzir outras novidades, como a capacidade de mencionar todos os participantes de um grupo de uma só vez.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!