
A Microsoft parece ter saudades do Clippy e decidiu resgatar o conceito do seu icónico assistente virtual, mas com uma roupagem moderna e um cérebro alimentado por inteligência artificial. A empresa apresentou oficialmente o Mico, um novo assistente de IA animado, concebido para interações de voz mais naturais e intuitivas no Windows.
Um companheiro de IA com emoções
Inspirado claramente no saudoso Clippy, o Mico apresenta-se como um companheiro "emocionalmente consciente". Através de expressões faciais e alterações de cor, este novo assistente reage ao tom de voz do utilizador, uma funcionalidade que já tinha sido antecipada com os novos Avatares do Copilot.
Numa fase inicial, o Mico será lançado nos Estados Unidos e vai utilizar a memória melhorada do Copilot para recordar as preferências e o contexto das conversas com os utilizadores. A Microsoft introduziu ainda um modo "Learn Live", orientado para a educação, que guiará os estudantes através de conceitos com perguntas socráticas e ferramentas visuais interativas.
Copilot fica mais colaborativo e integrado
Esta novidade chega com uma avalanche de melhorias para o ecossistema Copilot, que serve de base ao Mico. A plataforma torna-se agora mais colaborativa com a introdução dos "Copilot Groups", que permitem que até 32 participantes colaborem em sessões de chat partilhadas.
Além disso, a integração com serviços de terceiros foi reforçada. Através dos "Connectors", o Copilot passa a poder interagir com plataformas como o Microsoft OneDrive, Outlook.com e até mesmo com o Google Drive e o Calendário Google, centralizando a informação de diferentes ecossistemas. As capacidades de memória melhoradas permitem que o Copilot retenha detalhes importantes sobre o trabalho e as preferências dos utilizadores, potenciando a nova funcionalidade "Proactive Actions Preview", que sugere os próximos passos com base na atividade recente.
Novas apostas na saúde e produtividade
O âmbito do Copilot expande-se também para a área da saúde. O "Copilot for Health" utilizará fontes médicas fidedignas para responder a perguntas relacionadas com saúde e ajudar os utilizadores a encontrar especialistas na sua área de residência.
A integração com o browser da Microsoft também foi aprofundada. O Copilot no Microsoft Edge será capaz de resumir sessões de navegação anteriores, fornecer respostas contextuais com base no histórico e executar ações como abrir páginas ou gerir e-mails.
Todas estas atualizações, anunciadas pela Microsoft no seu blog oficial do Copilot, já estão a ser implementadas nos Estados Unidos e a sua expansão para o Reino Unido, Canadá e outras regiões está prevista para as próximas semanas.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!