
A Microsoft anunciou uma nova ferramenta para o Teams, o Facilitator, um assistente de Inteligência Artificial concebido para otimizar a produtividade durante e após as reuniões online. Esta novidade, que se integra diretamente na experiência do Teams, promete automatizar várias tarefas, permitindo que os participantes se concentrem nos tópicos mais importantes.
O que faz o novo Facilitator?
O Facilitator foi desenvolvido para assumir as tarefas mais repetitivas e de organização durante uma reunião. Entre as suas principais capacidades, destacam-se a capacidade de acompanhar os tópicos de discussão com marcadores visuais numa linha do tempo, tomar notas colaborativas em tempo real e responder a perguntas dos participantes.
Além disso, o assistente pode monitorizar tarefas, esboçar documentos com base no que foi discutido e capturar itens de discussão espontâneos para que nada se perca. De acordo com a Microsoft, os utilizadores podem interagir diretamente com o assistente usando a menção @Facilitator para lhe dar instruções ou fazer pedidos. O assistente envia ainda lembretes proativos sobre tarefas pendentes durante as reuniões.

Uma das vantagens sublinhadas pela empresa é a privacidade. O Facilitator não necessita de serviços de transcrição ou gravação para funcionar, o que pode ser um ponto importante para empresas com políticas de privacidade mais rigorosas. Os administradores de TI terão também acesso a controlos de privacidade específicos.
Como ativar e utilizar o novo assistente
O Facilitator pode ser ativado antes ou durante uma reunião, tanto a partir do calendário do Teams como do Outlook, com exceção de reuniões iniciadas a partir de um chat, chamada de Teams ou chamada de canal.
Esta ferramenta é particularmente útil em vários cenários, como reuniões com tempo limitado, sessões de brainstorming colaborativas, pontos de situação de projetos, discussões espontâneas, revisões com stakeholders e grandes reuniões em formato híbrido.
O Facilitator já está disponível para todos os clientes do Microsoft 365 Copilot. No entanto, as funcionalidades de acompanhamento de tarefas e criação de documentos encontram-se, para já, em versão de antevisão pública (public preview).











Nenhum comentário
Seja o primeiro!