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carro da toyota

 

Boas notícias para os condutores de veículos elétricos da Toyota que também são utilizadores de iPhone. A fabricante automóvel anunciou que os seus modelos elétricos a bateria (BEV), a partir de 2023, passam a integrar informações da bateria em tempo real com o Apple Maps através do CarPlay.

Esta novidade, revelada no comunicado oficial de lançamento do novo Toyota bZ de 2026, aplica-se a todos os modelos BEV da marca de 2023 em diante, o que nos Estados Unidos inclui, para já, o bZ4X.

 

A navegação fica mais inteligente

 

Na prática, esta integração permite que o Apple Maps aceda diretamente aos dados da bateria do veículo. Com esta informação, a aplicação de navegação consegue planear rotas de forma muito mais eficiente para um carro elétrico.

Ao traçar um percurso, o sistema terá em conta fatores como o desempenho da bateria e as alterações de elevação do terreno para estimar com maior precisão a percentagem de bateria na chegada ao destino. Além disso, a aplicação poderá sugerir paragens em postos de carregamento compatíveis e calcular o tempo necessário para cada carregamento.

 

Uma funcionalidade ainda rara no mercado

 

O CarPlay, o sistema de infoentretenimento da Apple, é compatível com mais de 800 modelos de automóveis, mas o planeamento de rotas com integração de dados da bateria é uma funcionalidade que exige uma colaboração mais profunda entre as fabricantes.

 

detalhes de mapas dentro do toyota\

 

Até agora, esta funcionalidade avançada estava limitada a um pequeno grupo de veículos, nomeadamente o Ford Mustang Mach-E, a F-150 Lightning e o Porsche Taycan. A Toyota junta-se assim a este clube restrito, oferecendo uma mais-valia significativa aos seus clientes que utilizam o ecossistema da Apple.

 

O futuro elétrico da Toyota

 

Aproveitando o anúncio, a Toyota adiantou ainda que o seu novo modelo bZ, com lançamento previsto para 2026, terá acesso à rede Supercharger da Tesla. Esta medida dará acesso a mais de 25.000 novos locais de carregamento. O bZ utilizará o padrão de carregamento NACS, criado pela Tesla e que, entretanto, se tornou de código aberto para toda a indústria.




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